A memória RAM do nosso PC é um dos recursos principais que temos e deve ser gerido da forma mais acertada possível. Essa gestão está entregue ao sistema operativo e cabe a ele fazer a alocação de forma mais eficiente possível. Mas é conveniente que saibamos onde e como está a ser utilizada.
Não existem muitas formas de conseguirmos ver a maneira como essa gestão está a ser feita. Mas o RamMap permite termos uma ideia mais precisa de como essa gestão está a ser realizada.
Esta pequena aplicação passou a fazer parte da suite Sysinternal e, tal como as demais ferramentas que a compõem, permite que consigamos fazer uma gestão mais eficiente do nossos Windows e termos uma maior informação sobre o que se passa lá “dentro”.
Ela dá-nos informações precisas sobre a forma como a memória RAM está a ser gerida pelo Windows e onde está aplicada. Desta forma conseguimos despistar problemas e entender de que forma os processos do sistema operativo a está a consumir.
A sua interface está dividida em sete separadores e cada um deles permite obter informação distinta sobre a utilização da memória. Os separadores existentes são os seguintes:
- Use Counts: sumário da utilização por tipo e lista de paging
- Processes: tamanhos da memória em utilização pelos diferentes processos
- Priority Summary: tamanhos priorizados de lista de espera
- Physical Pages: utilização por página da memória física
- Physical Ranges: endereçamento da memória física
- File Summary: dados na RAM por ficheiro
- File Details: páginas individuais por arquivo físico
Para além de toda a informação que conseguem extrair do RamMap, podem ainda tirar “fotografias” da utilização em determinado momento através da capacidade de exportar informação. A leitura desse mapeamento de memória pode ser mais tarde carregado no RamMap e nessa altura podem fazer uma análise mais profunda ao que estava a passar no momento da exportação.
Tenham esta ferramenta junto de vós para as ocasiões em que têm de fazer despistes de utilização de memória ou como complemento de outras ferramentas de despiste e diagnóstico de problemas. O facto de ser portátil torna-a simples de transportar e utilizar.