Não é caso isolado ouvirmos amigos, conhecidos ou mesmo desconhecidos dizerem que têm o Windows lento. Muita vezes desconhecem que não se trata do Windows ser lento, ou ser pesado, trtata-se sim de uma exaustam da capacidade de alocação de memória ram, para responder às solicitações dos processos que o utilizador solicita ao sistema operativo. Muitas vezes o utilizador nem dá conta que instalou uma aplicação que é uma verdadeiro desespero de consumo sobre a memória e que certamente nem precisa de algo tão… guloso.
Porque não analisa o seu consumo de memória ram? Use o RamMap.
RamMap
RamMap é uma avançada aplicação de análise da memória física, desenhada para o Windows. Esta ferramenta permite-lhe localizar os pontos de consumo de memória Ram do seu computador. Funciona no Windows Vista e nas versões superiores (Windows 7, Windows Server 2008, Windows Server 2008 R2).
Com esta aplicação poderá ter em detalhe o processo de gestão que o Windows faz da memória, para analisar ou para responder à pergunta de como esta memória está a ser alocada.
Depois de identificar onde está a ser consumida a Ram da sua máquina, poderá agir sobre eventuais inutilidades que estão a ser carregadas sem o seu conhecimento ou poderá substituir essas ferramentas/serviços de alto consumo por outras similares mas mais optimizadas e poupadas no consumo deste recurso (que é escasso).
Conforme pode ver, existem vários locais onde poderá analisar de forma pormenorizada e especifica, como e onde se perde performance ao nível da gestão de memória.
A aplicação está assim dividida:
- Use Counts: Um sumário da utilização pelo tipo e por lista de paginação
- Processes: Tamanho dos processos activos
- Priority Summary: Lista da quantidade de memória em standby para as diferentes prioridades
- Physical Pages: Utilização por página para toda a memória física
- Physical Ranges: Endereço da memória física
- File Summary: Sumário com dados da RAM por ficheiros
- File Details: Ficheiros por página física individual
Esta aplicação não necessita de instalação, permitindo ao utilizador uma análise atenta ao consumo de memória ram no sistema. por vezes descobre-se determinados processos, inúteis, que podem ser removidos, até do arranque do sistema. esta análise atenta pode aumentar consideravelmente a performance do sistema.