O Quicksys RegDefrag está na boca do Mundo. Esta nova versão do desfragmentador do registo da empresa brasileira vem carregadinha de novidades, provando que quer mesmo estar no “passeio de fama” dos software‘s de optimização do sistema.
Se num primeiro olhar, pouco mudou, uma utilização mais atenta fará sobressair as inúmeras novidades – basta verificar o changelog.
É possível obter informações do registo, criar backup‘s e pontos de restauro, procurar automaticamente por actualizações e mudar o GUI para o seu idioma preferido, incluindo o Português de Portugal e do Brasil.
Durante a análise ao registo é impedido de utilizar qualquer outra aplicação. É importante que feche qualquer aplicação e processo a decorrer; muitas vezes os resultados obtidos com este tipo de aplicações ficam enviesados pelas condições em que são obtidos. Se outra aplicação estiver a utilizar o registo ao mesmo tempo que o tenta desfragmentar, não terá muito sucesso…
Esta versão introduz um novo algoritmo que promete melhores resultados. Tal como em versões anteriores, depois da análise poderá desfragmentar o registo do Windows tendo, à partida, uma simulação do resultado do processo. Para maior comodidade, é possível alterar aqui as opções de backup e evitar problemas de maior.
Outra das novidades nesta versão é possibilidade de exportar e conferir todas as alterações num ficheiro HTML; muito útil para comparar resultados! Neste aspecto, seria interessante ter a possibilidade de exportar para outros formatos (XLS e PDF, por exemplo) em versões futuras.
Como se vê nesta curta apresentação, é espantosa a evolução desta ferramenta. Para todos os que já experimentaram e não ficaram adeptos, o novo algoritmo promete mudar opiniões. Cada vez mais madura, será interessante seguir o rumo ao Quicksys RegDefrag. Numa nota pessoal, gostaria de ver no futuro a possibilidade de agendar a desfragmentação do registo e corrê-la logo na inicialização do sistema, antes que outros processos remexam o registo.