Pplware

Quicksys Disk Defrag 1.16 Beta

Há quem diga que a tarefa de desfragmentar o disco não passa de um “placebo” técnico para o utilizador. Na verdade o objectivo deste serviço, em nada se parece com um placebo, é de facto um arrumar do disco, visando um acesso mais rápido à informação que por sua vez faz aumentar a performance de todo o computador. No entanto, cuidado com as ferramentas que colocam na vossa máquina para desfragmentar o disco, nem todas são certificadas para ministrar este tratamento ao seu disco. Vamos então falar de um software altamente credenciado para este serviço específico de manutenção.


O Quicksys DiskDefrag é um software de alta tecnologia que tem como objectivo reorganizar os fragmentos de ficheiros no disco, para que fiquem de forma contínua e ordenada, contribuindo para que o desempenho e a velocidade de pesquisa do disco seja maior. Além da desfragmentação do disco, o Quicksys DiskDefrag possui um sistema inteligente denominado QSICA (Quicksys Intelligent clusters Allocation) para optimização de clusters.


DESFRAGMENTE E OPTIMIZE DISCOS COM A NOVA TECNOLOGIA QSICA

Porque desfragmentar o disco? Com os dados todos organizados, a cabeça de leitura, que é a responsável pela pesquisa, leitura e escrita dos ficheiros no disco, precisa de se deslocar menos e os fragmentos dos ficheiros são encontrados mais rapidamente. Isso reflecte-se directamente no desempenho e agilidade do computador.


Porque optimizar o disco? A optimização de clusters utilizando o QSICA previne ao máximo que novos ficheiros inseridos no disco sejam fragmentados.

Quais os diferenciais do software? O principal diferencial do Quicksys DiskDefrag é QSICA – Quicksys Intelligent Clusters Allocation – capaz de optimizar o acesso aos ficheiros dos discos da máquina e prevenir o aparecimento de novos fragmentos. Outros diferenciais podem ser vistos aqui.


QSICA – Quicksys Intelligent Clusters Allocation O QSICA é um conjunto de algoritmos inteligentes capaz de detectar a melhor localização dos fragmentos de um ficheiro. Além disso, o QSICA tenta preencher os clusters ao máximo com os fragmentos de ficheiros já existentes no disco. Como consequência, os novos ficheiros que serão inseridos no disco não tentarão colocar fragmentos nestes clusters pois os mesmos não terão espaço, forçando o ficheiro a utilizar o espaço livre do disco, evitando novas fragmentações.


Pessoalmente e como já há uns dias que ando a testar esta ferramenta, constatei logo na primeira utilização, que a lentidão existente na versão anterior desapareceu. Está agora uma ferramenta rápida, muito concisa e muito completa. Fiquei também agradado pelo serviço não comprometer o desempenho da máquina, se esta estiver a desempenhar funções, se bem que este serviço deverá ser feito quando a máquina estiver em inactividade.


O interface gráfico está muito superior á versão anterior, está mais colorido, permitindo uma percepção maior face aos comparativos elaborados. Também podemos ver que os menus foram adaptados á moderna forma de navegar em separadores. Permite que agende uma tarefa de desfragmentação, libertando-o dessa preocupação. Além destas funções, o Quicksys Disk Defrag ainda lhe dá algumas informações sobre a sua partição.

A empresa fez questão em disponibilizar a ferramenta numa versão portátil, para que possa ter esta ferramenta em várias máquinas mesmo que não tenha permissões de instalação.

Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2000/XP/2003/Vista/2008/Win7 Download: Quicksys Disk Defrag 1.16 Beta [3.83MB] Download: Quicksys Disk Defrag 1.16 Beta Portable [1.40MB] Homepage: Quicksys

Exit mobile version