Uma das grandes invenções nos sistemas operativos foi sem dúvida o Desktop. A possibilidade de termos a nossa “mesa de trabalho virtual” veio permitir que tenhamos os nossos documentos e/ou pastas de maior utilização à distância de um clique, tal como o podemos ter na nossa secretária.
No entanto, e tal como na nossa mesa física, basta um pouco de desleixo ou de falta de tempo para que tudo fique numa desarrumação infernal. E ou vamos ter de perder tempo a arrumá-la de tempos a tempos ou começamos a ter uma bagunça tal que não nos conseguimos entender quando pretendemos procurar o que quer que seja.
Todo e qualquer software que nos permita ajudar a manter limpa a nossa mesa de trabalho virtual é de certeza bem-vindo. E aqui temos o Quick Access Bar.
Este software não é na verdade um arrumador, mas permite-nos ter menos alguns ícones a encher espaço, ao permitir termos atalhos para as principais pastas de sistemas e para aquelas que entendamos ser necessário ter acesso rápido.
E a sua forma de apresentação, em barra no topo superior do nosso ecrã, ajuda e muito a manter a ordem. Ainda para mais ela esconde-se e apenas é visível quando o rato passa por cima da sua zona de acção.
Por omissão as pastas apresentadas são as que correspondem aos dispositivos encontrados em O meu computador, tipicamente discos e drives externas (CD’s, DVD’s, etc). Mas podemos, tal como mostrado na imagem, escolher outras pastas a serem apresentadas. Tudo isso é tratado na zona de configuração.
As restantes opções de configurações são para a definição de tempos de abertura e tempo de espera antes da abertura. Em resumo, quão depressa devem abrir e ao fim de quanto tempo é apresentada, para evitar que ao passarmos com o rato por cima da zona da barra, sem intenção de a abrir ele não a mostre.
Existe já um conjunto pré-definido de pastas de sistemas que podem ser escolhidas para apresentação sem que tenhamos de o estar a escolher:
- Os meus documentos
- As minhas imagens
- A minha música
- Os meus vídeos
- Os meus downloads
- Painel de controlo
- Caixote do lixo
Caso pretendam adicionar pastas que não sejam uma das acima mencionadas só têm mesmo de adicionar na zona específica para o efeito.
O único senão que vejo é o facto de apenas poder ser usada no Windows 7, em parte devido ao facto de usar, e muito, as transparências que esta versão do Windows disponibiliza.
De resto, apesar de não ser uma ferramenta para “limpar e arrumar” o nosso desktop, ajuda e muito a mantermos a nossa mesa arrumada.