Ser bom programador é sinónimo de emprego garantido e até da possibilidade de ter um bom vencimento mensal. Hoje em dia a área do desenvolvimento carece de profissionais e, pelo que se lê e ouve falar, os portugueses destacam-se nesta área.
Mas será que somos mesmo assim tão bons? Um estudo recente diz que não é bem assim!
Se lhe perguntassem qual o país que tem os melhores programadores, provavelmente, a sua resposta seria EUA. Mas, segundo um estudo da HackerRank, os EUA ocupam a 28º posição de um ranking feito recentemente.
De acordo com o estudo, a China é o país que tem os melhores programadores. Segue-se a Rússia e na terceira posição está a Polónia. Portugal ocupa apenas a 37º posição, seguido do Brasil na 38º posição. Os nossos vizinhos Espanhóis estão na posição dezoito.
O estudo mostra também quais a linguagens de programação e outras áreas da tecnologia dominadas por cada país.
Outro dado curioso é saber afinal em que linguagem de programação se aposta por país. No caso de Portugal, como se pode ver pela imagem seguinte, a grande aposta é no Java.
O C++ e Python são também linguagens de programação com bastante foco em Portugal.
O estudo apresenta outras informações que podem ser consultadas aqui. Apesar dos programadores portugueses não estarem muito bem posicionados, a verdade é que Portugal tem excelentes referências a este nível.