Mesmo numa época em que o Windows 7 é a novidade mais apetecida, há quem tenha a sua cópia licenciada do Windows Vista e com ela queira permanecer, então este software continuará a ter uma utilidade.
O Windows Vista, assim como o XP, tem uma forma muito própria de nos facilitar as transições entre janelas, entre quadros, entre aplicações. Não é assim tão linear, falta sempre um botão que evite ter de sair dali para abrir alguma ferramenta.
O explorador não está tão harmonioso e eu acho que deveria estar num local onde tudo pode acontecer, onde tudo está presente.
Assim abre-se uma brecha para aplicações de terceiros singrarem por cima do Windows. É o caso do QTTabBar. Este programa adiciona algumas funções para lá de úteis. Com esta ferramenta podemos dentro de uma janela, independentemente do seu conteúdo, chamar aplicações, chamar outras janelas sem que sejamos obrigados a abandonar a janela primária.
Esta ferramenta é muito versátil, aplica nas janelas uma série de ferramentas, desde tabs para um navegar sempre na mesma janela, adiciona uma lista de favoritos onde colocará as janelas que se abrem com mais frequência, adiciona um grupo de aplicações que eventualmente sejam necessárias abrir para tratar qualquer ficheiros existentes, permite visualizar as janelas recentemente fechadas, permitindo um controlo maior quando temos necessidade de abrir e fechar muitas janelas e permite uma série de outras funções.
Pode adicionar muitas outras funções existentes na ferramenta e, depois de instalar, deverá reiniciar a sua máquina. Clique no botão Organizar existente no topo esquerdo das suas janelas, vá à opção Esquema e active a opção Barra de menus.
Agora no menu em cima botão direito do rato, active ambas as barras de ferramentas QTTabBar. Para fazer desaparecer os menus tradicionais do Windows clique nas teclas Alt+M.
Agora use e abuse desta ferramenta e nas opções terá mais funcionalidades. Explore esta maneira de gerir o seu tempo a manipular as janelas do Windows. Para terminar quero somente lembrar que esta ferramenta necessita de ter na máquina em causa o .NET Framework 2.0.
Veja aqui as alterações da versão.