Foi graças aos meus amigos na MadTech que descobri esta organizadora pessoal. No início, confesso, mostrei-me bastante relutante, pensei “agendas? mais uma? já posso fazer isso tudo online, para quê instalar mais uma aplicação?”. Mas lá experimentei. Não podia ter ficado mais surpreendido!
Como sempre, depois da instalação, fui logo à janela das configurações. Fiquei bastante contente por saber que a qOrganizer conta com uma tradução para Português. Deparava-me então com a primeira de muitas surpresas.
Logo no ecrã inicial, fui presenteado com um calendário, à esquerda, onde podia declarar tudo o que tinha para fazer em determinado dia. Sem limite de eventos. À direita, encontrei um bloco de notas, simples mas prático, com pesquisa e seleccionador do tipo de letra. O próximo passo era descobrir a função dos botões na barra de ferramentas.
Clicando em “Lista-A-Fazer” encontrei uma… lista de tarefas! Mais uma vez, posso adicionar quantas tarefas quiser e ordená-las por data de início, de fim ou até mesmo por prioridade.
Passemos então ao “Horário”. Não é algo muito comum numa agenda, mas é muito útil. Como em qualquer tabela, o número de colunas e linhas é ilimitado. Ideal para quem não gosta, ou não tem cabeça, para decorar o horário de trabalho.
E por fim uma Caderneta. Útil para estudantes, podem anotar as notas e faltas de cada disciplina. Se ainda prefere alternativas online, a qOrganizer responde: pode guardar os seus dados num servidor FTP, com suporte a bases de dados SQLite ou MySQL!
Para terminar em beleza, a qOrganizer é gratuita, de código aberto, não necessita de instalar, corre em Windows e com alguma ajuda corre também em Linux!