Uma das maiores dificuldades que tenho quanto me é pedido que escreva um texto é a capacidade de me manter verdadeiramente concentrado.
Ou é o MSN, ou o email que avisa nova mensagem ou ter de ir ver se no Pplware está tudo bem. Mas desde que descobri esta ferramenta as coisas melhoraram.
O Q10 é um editor de texto que vos ocupa o ecrã todo e que impede que se distraiam com as restantes janelas do sistema operativo.
Ao termos toda a área do ecrã ocupada e sem menus acessórios e desnecessários conseguimos ter a nossa atenção totalmente focada na tarefa que temos em mãos.
Munido de um grande conjunto de atalhos de teclados que substituem os menus gráficos e que são facilmente acessíveis através da tecla F1 conseguimos por ai gerir o editor de texto.
Outra grande valia deste editor é a facilidade de incorporarmos um dicionário de Português e com o qual podemos rever os nossos textos. Para isso basta adicionar um dos dicionários do OpenOffice. O dicionário Português de Portugal pode ser descarregado aqui e o do Brasil pode ser descarregado aqui. Basta descomprimir e colocar os ficheiros na pasta Dict.
Para além do que já foi apresentado esta ferramenta tem ainda algumas pérolas que a torna única. A cada tecla batida ouvimos um ruído que nos lembra as antigas máquinas de escrever.
Salientamos ainda algumas características:
- Contador de caracteres, palavras, linhas e páginas
- Alarme
- Definição de objectivos (N palavras escritas)
- Notas no texto
- Introdução de texto rápido
- Estatísticas do documento
e todas as outras características normais de um editor de texto.
Refiro ainda que este software é portátil e que usa apenas e só um executável o que o torna apetecível para colocação na vossa pen de aplicações portáteis.
Com uma grande possibilidade de configurações esta ferramenta adapta-se de certeza às vossas necessidades quando o assunto é escrever texto sem interrupções e com a máxima concentração.