Para quem tem sempre muitas tarefas para realizar, e já não use agendas em papel, nada melhor que uma agenda digital que permita efectuar a gestão de todas as nossas tarefas. Neste segmento, existem muitas aplicações (inclusive com sincronização para a cloud), mas o que eu procurava era algo mais simples e que funcionasse no meu Ubuntu.
Depois de algumas pesquisas e testes a outras aplicações, decidi ficar com o Pytask.
O Pytask é uma aplicação extremamente simples que permite aos utilizadores gerirem as suas tarefas. Basicamente o utilizador apenas tem de indicar o nome da tarefa, prioridade, data de realização e incluir uma descrição da mesma.
Como instalar no Ubuntu?
Para proceder à instalação do Pytask, deverá abrir ir a Applications—>Ubuntu Software Center. Já dentro do Ubuntu Software Center, escolher no menu Edit a opção Software Sources
Dentro da janela Software Sources, devem seleccionar o separador Other Software, carregar no botão Add e no campo APT Line devem escrever:
ppa:nisshh/pytask-releasesDe volta ao Ubuntu Software Center, para procederem à instalação devem inserir no campo de pesquisa ‘pytask’ e depois de encontrada a aplicação basta carregar no botão Install
Depois de instalado, o Pytash fica disponível no Menu Accessories–>Pytask
Como já referido, o Pytask permite ao utilizador registar facilmente as suas tarefas. Esta aplicação disponibiliza ainda um conjunto de filtros, que permite facilmente encontrar uma determinada tarefa.
Em Resumo…
O Pytask não é uma super aplicação uma vez que disponibiliza apenas as funcionalidades mais básicas que fazem parte deste tipo de aplicações. No entanto, para quem pretender apenas registar as sua tarefas facilmente, esta pode ser a aplicação ideal.