Pplware

Protected Folder – Segurança de ferro

Os nossos dados devem sempre ser protegidos, quer seja contra eventuais perdas ou contra olhares de terceiros que não devem ter acesso a eles. Existem muitas ferramentas para qualquer uma das duas situações, mas a que propomos hoje direcciona-se apenas à segunda.

O Protected Folder é uma nova aplicação da IOBit e pretende ser um verdadeiro cofre-forte no que toca à protecção de dados. É de fácil utilização e garante-vos uma protecção real e duradoura.

Esta aplicação permite que criem barreiras no acesso aos vossos ficheiros pessoais, bastando para isso que o coloquem no cofre que é o Protected Folder. Com esta protecção podem tornar esses ficheiros invisíveis ou inibir o acesso a eles. Até essa inibição pode processar-se de várias formas. Desde o simples “podem ver, mas não podem gravar” até ao mais robusto “não vêm o conteúdo e não gravam”. As opções são diversas e devem ser ajustadas ao nível de segurança que pretendem que seja aplicado.

A sua interface é de simples utilização e basta um simples arrastar de ficheiros para dentro do Protected Folder para que eles passem a ter a política de segurança que definiram.

A segurança de acesso ao Protected Folder é feita através de um mecanismo de palavra-chave e esta é definida no momento da instalação. Podem naturalmente alterar essa palavra passe em qualquer altura da utilização do Protected Folder. Para a eventualidade de necessitarem, devem escolher uma frase que será usada como auxiliar para se recordarem da vossa palavra-chave.

Depois de arrastados os ficheiros para dentro do Protected Folder eles ficam imediatamente protegidos e longe de olhares alheios (se assim o definirem). O processo de desbloqueio e consequente acesso a esses ficheiros pode ser realizado de duas formas. Ou seleccionam o ficheiro pretendido e carregam no botão Unlock ou aplicam um duplo clique no ficheiro, dentro da interface do Protected Folder. Caso escolham a primeira opção devem lembrar-se de voltar a bloquear o ficheiro.

Em qualquer altura podem simplesmente fechar a janela do Protected Folder ou carregar no botão Lock & Exit para que os ficheiros fiquem guardados.

As opções que o Protected Folder nos disponibiliza são várias e todas elas relacionadas com a forma como o programa age com os ficheiros ou com a nossa segurança. Aqui podemos definir o perfil de segurança que pretendemos (ficheiros visíveis ou com permissões de escrita ou leitura), proceder à mudança da palavra-chave ou da frase de apoio ou podemos definir zonas de exclusão, onde não podemos aplicar o Protected Folder.

Esta é uma aplicação excelente para quem, por exemplo, partilha um PC com outras pessoas e pretende manter algum grau de segurança sobre a visualização dos seus ficheiros. Pode ainda ser usado para garantir níveis de segurança em máquinas que estão de alguma forma expostas e acessíveis por qualquer pessoa.

Salientamos o Protected Folder a facilidade de utilização e uma interface muito intuitiva. É simples de usar e em poucos cliques conseguem esconder um ficheiro. A mesma facilidade se aplica ao processo inverso. Esta é mais uma excelente ferramenta que a IOBit disponibiliza.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Protected Folder Beta 2.0 [5.14MB]
Homepage: Protected Folder

Exit mobile version