Pplware

Projecto Pplware Open Source

Parte I – Instalação do Postgresql

Estamos a iniciar uma série de artigos com o objectivo de ensinar a criar uma aplicação utilizando ferramentas livres. O artigo será voltado para o desenvolvimento de uma aplicação para catalogação dos membros de organizações de solidariedade não governamentais. No final teremos uma aplicação funcional que corre em qualquer sistema operativo, escrita e arquitectada totalmente em ferramentas livres. Esta aplicação será registada no SourceForge.net e disponibilizaremos a aplicação e seu código fonte para todos que desejem usar e colaborar com o projecto.

A aplicação final será escrita em Java e correrá em cima de Postgresql. Por agora não iremos entrar em profundos detalhes sobre Programação Orientada a Objectos, mas ao término dessa série de artigos podemos estudar uma possibilidade de entrar nesse tema com mais calma.

Serão ao todo 7 artigos: 1-Instalação do Postgresql; 2-Administração de Postgresql com pgAdmin, criar tabelas, campos e afins; 3-Ferramentas free de bases de dados para produção; 4-Instalar o JDK 6 e NetBeans 5.5; 5-Introdução ao Java; 6-Desenvolvendo Java para Desktop com Swing – Parte I; 7-Desenvolvendo Java para Desktop com Swing – Parte II.

Iniciaremos essa serie fazendo uma breve introdução e explicar como instalar e configurar o Postgresql No próximo artigo mostraremos como fazer administração do Postgresql, criação de tabelas, foreign key e iremos definir a estrutura inicial das tabelas da nossa aplicação.

 

O Postgresql é um software de base de dados Livre, OpenSource e orientado a objectos, que derivou de um o projecto desenvolvido na Universidade de Berkeley, e actualmente está na versão 8.2. Entre todos as bases de dados livres, o Postgresql é o mais poderoso. Possui todos os recursos de uma base de dados grande (como o Oracle) e é capaz de administrar uma grande quantidade de informações.

Originalmente o Postgresql foi criado para funcionar em sistemas Linux. A partir da versão 7.0 foi criado uma distribuição chamada dbExperts que utilizava Cygwin para correr o Postgresql no Windows. Devida algumas limitações do Cygwin, não é recomendável utilizar a versão 7.x no Windows. A versão actual já tem suporte nativo para Windows, mesmo assim não é recomendável a sua utilização para bases de dados grandes, por causa da gestão de memória do Windows.

Como a maioria utiliza Windows e vamos fazer uma aplicação simples, esse artigo irá demonstrar como instalar o Postgresql no Windows.

O Postgresql pode ser descarregado aqui. Esse artigo foi escrito na versão 8.1.4, mas a versão mais actual 8.2 não difere muito no processo de instalação. Depois do download descompacte o arquivo e execute o instalador postgresql-8.1.msi. Aparecerá a seguinte janela:

Na primeira janela você seleccionará o idioma apenas da instalação. Depois de seleccionar clique em NEXT.

Na segunda janela deixe seleccionada a opção Suporte para idiomas, navegue para baixo na janela e desmarque as opções Driver Npgsql e Provedor OLEDB. As duas opções que ficaram seleccionadas são os drivers para conexão à base de dados.

O Driver JDBC (Java Database Connectivity) permite a conexão de uma aplicação feita em Java com o banco de dados Postgresql e o Driver ODBC (Open Data Base Connectivity) permite a conexão de qualquer outra aplicação. É possível utilizar o Driver ODBC para uma aplicação Java, mas o JDBC é projectado de forma a ficar mais rápido com Java do que o ODBC, por isso quando formos desenvolver ou utilizar qualquer outra aplicação em Java iremos utilizar o Driver JDBC e não o Driver ODBC. Depois de seleccionar as opções indicadas clique em NEXT.

Nesta janela será configurado como o Postgresql irá ser executado. É recomendável iniciar a base de dados como um serviço do Windows, por isso deixe marcada a opção “Instalar como serviço”. O Nome do Serviço é a descrição que irá aparecer na janela Serviços do Windows, e pode ser deixado como está. A Conta é o nome do utilizador que irá iniciar o serviço. É recomendável que um serviço nunca seja iniciado pelo mesmo utilizador do sistema e sim por utilizador especifico para esse serviço. É por essa razão que o utilizador postgres é sugerido, e vamos manter a sugestão. A opção Domínio é o nome da máquina, e deve-se utilizar a configuração proposta. Os campos de senhas não precisam ser preenchidos, vamos deixar o usuário postgres sem password definida. Clique em NEXT.

Como o utilizador postgres não existe, clique em Sim para o instalador criá-lo automaticamente.

Agora iremos definir algumas configurações do Postgresql. A opção “Aceitar conexões em todos os endereços, e não apenas localhost” deve estar marcada para que o servidor de base de dados seja acedido de qualquer máquina na rede. Na opção “Locale” será necessário definir a sua localização, essa configuração é responsável por informações como o símbolo monetário, separador decimal, casas decimais, formato de data e hora, mensagens de erro, etc. O utilizador deve ser o mesmo definido anteriormente, no nosso caso “postgres”. O campo “Codificação” deve ficar Latin1 para suportar o nosso dicionário. Nesta janela a senha é obrigatória, então coloquem uma senha de fácil memorização, pois vamos utilizá-la futuramente. Clique em NEXT. Na mensagem a seguinte clique em OK. Se necessário entrarei em detalhes nos próximos artigos.

Nesta janela será definida a linguagem que a base de dados irá trabalhar. O Postgresql suporta várias linguagens, mas é necessário descarregar módulos extras para funcionar. No nosso caso vamos manter o PL/pgsql (Procedure Languagem Postgresql) que é a linguagem processual do Postgresql baseado no plsql. NEXT.

Na próxima janela, apenas clique em NEXT.

 

Iniciando a instalação.

 

This is the END! O fim da instalação. Basta clicar em concluir. Após a instalação vá a Iniciar / Programas / PostgreSQL 8.1 / Iniciar serviço. Isso faz com que o Postgresql seja iniciado.

Espero que tenham gostado. A instalação do Postgresql é fácil e rápida! No próximo artigo falaremos sobre o pgAdmin III, uma excelente ferramenta para administração do Postgresql.

Autor: Evandro

Mais informações sobre o Postgresql

Documentação: Postgresql docs Site oficial: Postgresql Wikipedia: PostgreSQL

 

 

 

 

 

 

 

Exit mobile version