Numa época de austeridade são os produtos com melhor oferta a melhor preço que se destacam e nessa área é o Colibri que tem liderado a oferta. Desde a sua versão gratuita até aos seus mais variados pacotes de serviços, são já muitos os utilizadores satisfeitos com esta suite de produtividade que ao longo dos anos tem evoluído com qualidade e visão de futuro.
A equipa do Projecto Colibri irá lançar em breve a sua mais recente aplicação, a versão 7. Esta versão é um salto considerável não só no que já existia dentro deste projecto mas muito dentro do que existe no mercado das suites de gestão. Um dos principais trunfos da versão é uma API que coloca nas mãos dos programadores todos um plano de desenvolvimento tendo acesso a todas as funcionalidades do Projecto Colibri.
Existem imensas novidades que vão cobrir o que tem vindo a ser proposto à equipa.
Deixamos alguns exemplos e um vídeos para que possam ter uma percepção mais clara de todo o potencial de uma suite que em breve esterá no mercado.
Implementada a pré-visualização de relatórios em diversos formatos (disponível apenas na versão Profissional)
- a) Formatos adicionados: HTML, Excel, Word
- b) Adicionado novo icone para selecção do formato do relatório nas vistas de FICHEIRO e MOVIMENTOS (artigos e entidades)
Implementada nova opção de gravação de LAYOUT (disponível apenas na versão Profissional)
- a) Passou a ser possível efectuar DRAG’n’DROP das colunas das tabelas
- b) Foi adicionado um novo icone que permite gravar o layout das colunas sem necessidade de aceder á Gestão de Layouts nas preferências
Implementado o controle de avisos (disponível apenas na versão Profissional)
- a) Adicionado um novo separador “AVISOS” em Preferências -> Parâmetros
- b) O utilizador dispõe de uma série de avisos no momento da gravação dos documentos, por forma a evitar erros de emissão e controlar stocks.
Implementado o carregamento de composição de artigos nos documentos (disponível apenas na versão Profissional)
- a) Existe agora um novo icone na toolbar das linhas dos documentos chamado “Processar”.
- b) O processamento irá encontrar todos os artigos compostos e reorganizar as linhas por forma a incluir os componentes nas linhas seguintes a cada artigo (incluindo quantidades e unidades de medida). ATENÇÃO: Todas as linhas de comentários carregadas ou inseridas manualmente serão perdidas depois do processamento. Caso exista necessidade de colocar comentários, os mesmos devem ser inseridos posteriormente ao processamento.
Implementada a apresentação de icones na árvore do menu.
- a) Cada item da árvore passa a apresentar o icone da respectiva opção
- b) Cada nó da árvore passa a apresentar o icone da vista (tree)
- c) Foi adicionada a opção “Mostrar Ícones na Árvore” ás preferências “locais”, por forma a controlar se são ou não apresentados os icones. NOTA: É necessário reiniciar a aplicação para esta configuração ser aplicada.
Implementadas novas opções no menu de contexto da árvore.
- a) Gravar Coolbar – grava a informação relativa a toda a barra de icones para um ficheiro.
- b) Carregar Coolbar – carrega a informação relativa a barra de icones. Podem ser carregados ficheiros gravados por outros utilizadores. Os icones referentes a entidades não existentes serão descartados.
- c) Mostrar Toolbar – mostra a toolbar relativa ao nó principal seleccionado
- d) Esconder Toolbar – esconde a toolbar relativa ao nó principal seleccionado
Implementado o fecho de documentos. A forma utilizada baseia-se na possibilidade de movimentar stocks por SAIDA e ENTRADA, bem como movimentar entidades por DÉBITO e CRÉDITO (nova regra criada nesta versão). Desta forma, um documento criado com esta configuração irá justificar qualquer quantidade / valor pendente, e não irá afectar nem stocks nem conta corrente.
- a) Este tipo de documento movimenta STOCK REAL e SALDO REAL, pelo que estará presente em todas as listagens como justificativo do “fecho” dos documentos carregados.
- b) Haverá sempre uma alteração nos valores ACUMULADOS, de ENTRADAS e SAIDAS de stock, bem como no TOTAL de DEBITO e CREDITO de conta corrente.
- c) Os documentos “fechados” podem ser “reabertos” mediante a anulação do documento justificativo!
Implementado o controle da DATA de REGISTO de documentos.
- a) Foi criado um novo campo (DATAREGISTO) em PARAMETROS para controlar a data usada como base para o cálculo da DATA DE VENCIMENTO dos documentos de FORNECEDORES.
- b) Os valores á disposição são DATA CRIAÇÃO ou DATA AUXILIAR.
Implementado novo método de edição de registos de ARTIGOS e ENTIDADES. A edição foi melhorada da seguinte forma:
- a) Quando é EDITADO um registo, a vista NÃO fecha no final da edição.
- b) O registo mantém-se em forma de edição, permitindo novas alterações ou navegação para outro registo.
Espera-se para muita em breve a disponibilização da versão 7 com tudo o que está programado fazendo deste projecto o mais ambicioso desde a sua versão gratuita até aos seus serviços profissionais, pagos. No entanto é de referir que nenhum outro oferece tal qualidade na versão gratuita e que mesmo as inovações estarão disponíveis nessa versão.