Conforme foi anunciado, a Certificação de Software de Facturação é, a partir de 1 de Abril de 2012, obrigatória com a publicação da nova portaria 22 – A/2012 de 24 de Janeiro da Autoridade Tributária e Aduaneira. Assim, as regras voltam a sofrer alterações!
O Projecto Colibri, na nova versão RCP 7 está preparada para responder às novas directivas e traz grandes novidades que o colocam num patamar destacado em termos de inovação. Esta versão, como prometido traz uma API que coloca nas mãos dos programadores todos um plano de desenvolvimento tendo acesso a todas as funcionalidades do Projecto Colibri. Será esta a melhor suite de Gestão Comercial no mercado nacional?
Antes de tudo é importante deixar claro que o mercado nacional está manietado por suites que escravizam o cliente, impondo preços incompreensíveis face às alterações e modificações que por vezes efectua, nos seus produtos, isso é tremendamente castrador para as empresas que lutam para manter a vitalidade das suas estruturas. O Projecto Colibri tem provado que é a alternativa que traz modernidade, utilidade e preços justos.
Mas o que podemos já contar com a versão que deixamos para download?
Implementada a pré-visualização de relatórios em diversos formatos (disponível apenas na versão Profissional)
- a) Formatos adicionados: HTML, Excel, Word
- b) Adicionado novo icone para selecção do formato do relatório nas vistas de FICHEIRO e MOVIMENTOS (artigos e entidades)
Implementada nova opção de gravação de LAYOUT (disponível apenas na versão Profissional)
- a) Passou a ser possível efectuar DRAG’n’DROP das colunas das tabelas.
- b) Foi adicionado um novo ícone que permite gravar o layout das colunas sem necessidade de aceder à Gestão de Layouts nas preferências.
Implementado o controle de avisos (disponível apenas na versão Profissional)
- a) Adicionado um novo separador “AVISOS” em Preferências -> Parâmetros
- b) O utilizador dispõe de uma série de avisos no momento da gravação dos documentos, por forma a evitar erros de emissão e controlar stocks.
Implementado o carregamento de composição de artigos nos documentos (disponível apenas na versão Profissional)
- a) Existe agora um novo icone na toolbar das linhas dos documentos chamado “Processar”.
- b) O processamento irá encontrar todos os artigos compostos e reorganizar as linhas por forma a incluir os componentes nas linhas seguintes a cada artigo (incluindo quantidades e unidades de medida). ATENÇÃO: Todas as linhas de comentários carregadas ou inseridas manualmente serão perdidas depois do processamento. Caso exista necessidade de colocar comentários, os mesmos devem ser inseridos posteriormente ao processamento.
Implementada a apresentação de ícones na árvore do menu.
- a) Cada item da árvore passa a apresentar o ícone da respectiva opção.
- b) Cada nó da árvore passa a apresentar o ícone da vista (tree).
- c) Foi adicionada a opção “Mostrar Ícones na Árvore” ás preferências “locais”, por forma a controlar se são ou não apresentados os ícones. NOTA: É necessário reiniciar a aplicação para esta configuração ser aplicada.
Implementadas novas opções no menu de contexto da árvore.
- a) Gravar Coolbar – grava a informação relativa a toda a barra de icones para um ficheiro.
- b) Carregar Coolbar – carrega a informação relativa a barra de icones. Podem ser carregados ficheiros gravados por outros utilizadores. Os icones referentes a entidades não existentes serão descartados.
- c) Mostrar Toolbar – mostra a toolbar relativa ao nó principal seleccionado.
- d) Esconder Toolbar – esconde a toolbar relativa ao nó principal seleccionado.
Implementado o fecho de documentos. A forma utilizada baseia-se na possibilidade de movimentar stocks por SAIDA e ENTRADA, bem como movimentar entidades por DÉBITO e CRÉDITO (nova regra criada nesta versão). Desta forma, um documento criado com esta configuração irá justificar qualquer quantidade / valor pendente, e não irá afectar nem stocks nem conta corrente.
- a) Este tipo de documento movimenta STOCK REAL e SALDO REAL, pelo que estará presente em todas as listagens como justificativo do “fecho” dos documentos carregados.
- b) Haverá sempre uma alteração nos valores ACUMULADOS, de ENTRADAS e SAIDAS de stock, bem como no TOTAL de DEBITO e CREDITO de conta corrente.
- c) Os documentos “fechados” podem ser “reabertos” mediante a anulação do documento justificativo!
Implementado o controle da DATA de REGISTO de documentos.
- a) Foi criado um novo campo (DATAREGISTO) em PARAMETROS para controlar a data usada como base para o cálculo da DATA DE VENCIMENTO dos documentos de FORNECEDORES.
- b) Os valores á disposição são DATA CRIAÇÃO ou DATA AUXILIAR.
Implementado novo método de edição de registos de ARTIGOS e ENTIDADES. A edição foi melhorada da seguinte forma:
- a) Quando é EDITADO um registo, a vista NÃO fecha no final da edição.
- b) O registo mantém-se em forma de edição, permitindo novas alterações ou navegação para outro registo.
É de referir que nenhum outro software oferece tal qualidade na versão gratuita e que mesmo as inovações estarão disponíveis nessa versão.
O projecto Colibri cresce a cada versão que é lançada, é a prova que o trabalho está bem feito e que a concorrência perde terreno, face às dificuldades impostas pelos mercados e face à qualidade de um produto que se adapta ao utilizador.
Estes são os números de downloads da versão RCP 6:
- Projecto Colibri RCP 6.3.8 Windows – 47775 downloads
- Projecto Colibri RCP 6.3.8 Linux – 7757 downloads
- Projecto Colibri RCP 6.3.8 Mac – 3412 downloads
Esta nova versão do Projecto Colibri, permite actualizações automáticas e uma nova experiencia de utilização. É de salientar também a função multi-lingua, o Colibri pode ser traduzido facilmente através de um editor do bloco de notas.
Tudo isto com a oportunidade de estar gratuitamente sem qualquer limitações, na versão gratuita, uma versão totalmente funcional, certificada e apta aos mais exigentes desafios.