Existem no mercado excelentes suites de produtividade e gestão. As empresas podem escolher variados cenários de administração dos seus bens e serviços assim como dos seus produtos de venda. Naturalmente o melhor é sempre o que tem mais qualidade e, claro, serviço ao melhor preço.
Actualmente são muitas as empresas que seguiram o nosso repto feito há uns anos e têm confiado no Projecto Colibri para gerir as suas empresas. Têm Gestão de Qualidade.
Quem o diz são os números que suportam e incentivam ao crescimento desta suite, colocando a cada etapa a fasquia mais alta.
Esta nova versão traz leveza à suite e foi potenciada com muitas sugestões de melhorias feitas pelos milhares de utilizadores do Projecto Colibri. Também foram corrigidos alguns bugs que apareceram na última versão deixando a aplicação mais expedita nas operações comerciais e financeiras.
Novidades na versão
- A sugestão de preços em Artigos -> Composição, Documentos de Artigos e Documentos de Entidades passa a respeitar o FACTOR correspondente à unidade de medida do artigo. Desta forma, o preço base será multiplicado pelo factor.
- Totalizador de CUSTO DE PRODUÇÃO do Artigo (Registo de Artigos -> Separador COMPOSIÇÃO). O total corresponde ao somatório das Quantidades x Preços dos componentes.
- Novo campo “TIPO DE CUSTO” em Artigos (Separador GERAL) para definir qual o preço de custo base a usar para cálculos de margens. Criado para permitir que os preços de custo acumulados (UPC e PCM) possam ser usados sem interferência do novo “CUSTO DE PRODUÇÃO”. Os valores possíveis são: a) Acumulados – São usados os preços de custo “acumulados” (UPC ou PCM conforme parametrização geral) b) Produção – É usado o “CUSTO de PRODUÇÃO”.
- Cálculo automático de margens de lucro do artigo (Separador Preços). O cálculo é efectuado sempre que a grelha de componentes for actualizada (introdução, remoção ou alteração de registos) OU sempre que o campo “TIPO DE CUSTO” for alterado.
- Novo ícone “ACTUALIZAR” na grelha de composição do Artigo (Separador COMPOSIÇÃO). Esta nova função actualiza automaticamente os preços de custo dos componentes, o seu “TOTAL DE PRODUÇÃO” e as margens de lucro. (APENAS VERSÃO PROFISSIONAL).
- Novo ícone “ACTUALIZAR” na grelha de existências do Artigo (Separador EXISTÊNCIAS). Esta nova função optimiza a lista de existências, removendo os elementos que já não existem em armazém. É necessário GRAVAR o artigo para aplicar as alterações. (APENAS VERSÃO PROFISSIONAL).
- O Local de CARGA e DESCARGA sugerido em documentos de entidades, passa a ter em conta a movimentação de mercadoria. a) SAÍDA de mercadoria – local carga na Empresa, local descarga no destino b) ENTRADA de mercadoria – local carga no destino, local descarga na empresa
- Nova opção “LIMPAR WORKSPACE” disponível no menu. Ao contrário da opção “INICIAR WORKSPACE” (que reinicia toda as configurações do interface e fecha todas as vistas), esta função apenas fecha as vistas que não sejam restauráveis (ex: pesquisas, relatórios), mantendo as configurações do interface intactas.
- Método de actualização MANUAL dos campos COMBO (importante apenas para ambiente REDE). Ao aceder à “pesquisa rápida” através da tecla BARRA de ESPAÇOS é garantida a actualização dos elementos da COMBO directamente da base de dados. Este método tem vantagens sobre a alternativa de “entrar e sair” das Preferências, uma vez que actualiza apenas as combos do MESMO TIPO (é lida apenas uma tabela da base de dados) ao invés de TODAS as combos (de qualquer tipo) abertas na aplicação.
Alterações na versão:
- Se o preço sugerido em Documentos de Entidades for o “Ultimo Preço” praticado e o mesmo não existir (por ainda não terem sido efectuadas transacções), será sugerido o preço do artigo.
- Produção passa a movimentar o STOCK REAL dos artigos independentemente do tipo de stock movimentado pelo documento.
- Alterado o LAYOUT 112 (Preçário c/ preços de custo) para incluir o custo de produção (ao invés do preço de venda).
Correcções na versão:
- Corrigida a emissão de documentos em série a partir das vistas de DOCUMENTOS de ENTIDADES. Todos os documentos estavam a ser processados com os parâmetros inicializados pelo PRIMEIRO documento, pelo que, indicações de ANULADO, MENSAGEM (incluindo os dígitos de controle da certificação) estavam totalmente inconsistentes. IMPORTANTE: Todos os documentos emitidos por este método não tinham validade fiscal (para além de poderem apresentar a indicação de ANULADOS de forma incorrecta).
- Corrigida a lógica de movimentação de documentos carregados, no caso dos documento de origem e destino terem movimentações de stock diferentes.
- Corrigido o funcionamento do System Tray. A funcionalidade de minimizar para o “System Tray” não estava a funcionar correctamente (a aplicação mantinha-se na task bar, o que não deve acontecer).
- Corrigida a limitação de dígitos na edição de campos DECIMAIS com tamanho IMPAR, que acontecia devido a um problema de formatação interna (ex: Margem de Lucro em Artigos deveria ter 5 dígitos na parte inteira, e estava a ser limitado a 3).
Além destas correcções, a empresa responsável pelo projecto encetou algumas outras que podem ser vistas aqui.
O projecto irá contar, já na próxima versão, o Projecto Colibri 7, com a API aberta à comunidade para desenvolvimento e integração com outras aplicações, como por exemplo, lojas de comércio electrónico onde com a API o utilizador pode emitir uma factura certificada pelas finanças sem necessidade de abrir a aplicação Projecto Colibri, mostrando toda credibilidade deste projecto no futuro do mercado de software profissional.