As nossas máquinas devem estar sempre prontas para as nossas exigencias, quer seja em termos de recursos disponíveis, quer em termos de software que necessitamos. Devem estar sempre preparadas com o software a correr para que evitemos perder tempo a lançá-lo ou para este estar imediatamente disponível.
Nos sistemas operativos, as funções principais correm como serviços e estes são monitorizados pelo próprio e geridos de forma a estarem sempre disponíveis, mesmo em situações em que, por alguma razão, deixam de funcionar. No caso do software esta função não existe, mas podem recorrer ao ProcessAlive para que fiquem protegidos e com o software certo sempre a correr.
O ProcessAlive consegue monitorizar as aplicações que definirem e garante que estas são novamente lançadas caso as mesmas tenham problemas e deixem de funcionar.
O processo de monitorização verifica constantemente os programas indicados e em caso de problemas as aplicações são de imediato relançadas, com as mesmas permissões que o ProcessAlive tem no momento.
Esta aplicação tem como vantagem o facto de ser completamente portátil, o que garante que a possam mover entre máquinas e colocar em funcionamento em momentos cruciais.
A sua interface é de simples utilização. Existem apenas dois botões para adicionar ou remover aplicações do ProcessAlive e outro para iniciarem o processo de monitorização e recuperação.
Podem ainda indicar, nessa interface, se pretendem que o ProcessAlive sejam iniciado no arranque do Windows ou exportar a lista de aplicações que estão a monitorizar no momento.
O processo de adição é simples e apenas devem indicar o caminho para o executável que pretendem correr em caso de falha. O processo de remoção é também simples e basta escolherem a aplicação a remover e carregarem no botão com o símbolo menos.
Depois de escolhidas as aplicações e terminado o processo de configuração, resta-vos apenas carregar no botão para manter as aplicações a correr.
Depois deste passo o ProcessAlive fica minimizado e a correr na zona da Área de Notificações do Windows. Aí podem interromper o processo de monitorização, chamar a interface do programa ou sair deste.
Lembrem-se que o ProcessAlive irá lançar todos os processos que não estejam a correr quando derem indicação para o início da monitorização, ou seja, caso um dos programas indicados não esteja a correr no momento, este será lançado.
O ProcessAlive consegue fazer o mesmo que muitas aplicações, e o próprio Windows, garantem para os serviços do sistema operativo, mas este é para programas. Conseguem assim ter as vossas aplicações sempre a correr, mesmo depois de estas terem tido problemas e deixado de correr.
Se têm programas que necessitam de ter constantemente a correr, sejam eles quais forem, o ProcessAlive é a solução que procuram. Nunca mais vão deixar de receber mensagens porque o vosso IM preferido teve um problema e desapareceu ou deixarem de ter acessos aos vossos emails simplesmente porque vosso cliente de email deixou de estar disponível e os alertas visuais não foram mostrados.