Quantas vezes a sua impressora deixa de trabalhar e, por alguma razão divina, acontece sempre quando precisa de imprimir aquele documento tão urgente… Trata-se da prova viva da Lei de Murphy.
Para evitar situações como essa aqui em casa, ou a quem me pergunta aflito por soluções, apresento-vos uma série de passos a seguir, quando aquele documento fica inexplicavelmente pendente na fila de impressão e teima encravar o trabalho da impressora, mesmo após reiniciar o PC.
Para isso, precisaremos do auxílio de um pequeno ficheiro executável batch denominado Print Flush que, em conjunto com alguns passos retirado do bom senso de qualquer um, trarão nova vida à sua impressora.
As situações de desespero surgem normalmente após cancelar uma tarefa na fila de impressão, um corte de energia ou cabo desligado. Não dê qualquer hipótese a problemas como este. Caso sofra dos seguintes sintomas:
- A impressora não responde quando clica em “Imprimir”.
- Continua com tarefas pendentes na fila de impressão mesmo após as cancelar.
- Após reinicar o PC ou a impressora o problema mantêm-se.
É hora de seguir os seguintes passos e encontrar a solução:
- Desligue a impressora.
- Execute o ficheiro printflush.bat no interior do arquivo ZIP comprimido, esperando que a janela MS-DOS desapareça.
- Ligue a impressora.
- Tente imprimir novamente.
- Caso surta efeito, repita a partir do 1º ponto.
- Assunto resolvido.
Este pequeníssimo ficheiro batch faz algo tão simples como:
- Parar o serviço de impressão.
- Apagar os documentos da fila de impressão.
- Iniciar o serviço de impressão.
A grande vantagem reside no facto de tudo estar concentrado nesse pequeno executável, que pode levar consigo para todo o lado, automatizando o processo de limpeza da fila de impressão, com um simples duplo-clique.
Lembre-se, coloque estes 4 simples passos de resolução de problemas da impressora à vista de qualquer um. Com certeza darão muito jeito em situações de aflição.
Para os mais curiosos, experimentem abrir o ficheiro .bat com o Bloco de Notas e verão o que está de facto a ser executado.