Se precisa de um editor de imagem capaz, completo e gratuito, então tem de conhecer o GIMP.
Este software recebeu agora uma atualização que o deixou ainda melhor. Se quer um “Photoshop” de borla e muito competente… então não esteja com meias medidas, instale já!
O GIMP 2.8.20 acabou de sair depois de 6 meses a ser preparado. A última versão estável tem meio ano de idade e alguns bugs e erros foram agora corrigidos.
GIMP dá mostras de querer continuar jovem
Estamos a falar de um software já com muitos anos de mercado, mas que continua a ter uma oferta jovem e moderna. Esta versão, para além de uma cara lavada, contém também uma melhoria nos seus formatos de gravação .xcf.gz e xcf.bz que receberam uma otimização para não gerar ficheiros demasiadamente grandes. Também houve uma melhoria no aspeto e perceção dos elementos da interface gráfica devido à introdução de tons mais escuros.
Outro ponto importante é o facto desta versão ter melhorado o suporte para podermos usar o GIMP nos tablets. A versão GIMP 2.8.20 está também mais rápida a instalar quer no Windows, quer no macOS.
No que toca ao Linux, este desde há uns anos que se tornou quase um “nativo” e, por isso, tem recebido muita atenção por parte da equipa por trás do GIMP.
We are releasing GIMP 2.8.20 with various bug fixes—the most noticeable one being changes to the weird initial user interface language selection on macOS to make it use the user’s preferred language.
Also, for users on the Microsoft Windows platforms, an annoying oscillating switching between different input devices has been fixed, this should make using a tablet more reliable.
O GIMP 2.8.20 está agora disponível para ser instalado nas principais plataformas com vários problemas corrigidos e, essencialmente, com um melhor desempenho no que toca ao consumo de recursos.
Enquanto isso, a equipa de desenvolvimento desta ferramenta de imagem também já se encontra a trabalhar afincadamente no lançamento da nova versão GIMP 3.0, fechando assim um ciclo.