Por Nelson Alves ( .q¹ aqui no blog ) para o Pplware Nesta segunda parte do tutorial, irei apresentar todos os diálogos de instalação e os diálogos referentes ao programa de configuração (pproconf.exe), as várias opções disponíveis e como criar comandos.
Instalação
O primeiro diálogo que aparece é a EULA.
- Pasta de instalação, geralmente “C:\Programas\PowerPro”;
- Opção para guardar o ficheiro de configuração numa pasta alternativa (aconselhável no Vista e no 7 porque o ficheiro de configuração [*.pcf] necessita de permissão de escrita e se estiver na pasta Programas, irá sempre aparecer o UAC* com os habituais avisos, ou caso usem o XP com uma conta limitada, o mesmo se aplica, à excepção do UAC*. No caso de conta limitada podem ainda instalar tudo na mesma pasta e atribuir permissões à pasta de instalação, que é o método que uso);
- Opção para usar os elementos visuais do XP/Vista/7 nos diálogos do PowerPro.
* UAC – Controle de Conta de Utilizador
De seguida, o programa irá instalar os ficheiros e aparecer-vos-á outro diálogo com opções para o PowerPro iniciar assim que fazem login, opções de criar atalhos e visualizar o ficheiro com as notas referentes ao programa.
Próximo passo é confirmar que desejam iniciar o programa. (Se usarem uma conta limitada, a instalação terá que ser feita como administrador e neste caso escolhem “No”, e iniciam o PowerPro através da vossa conta normal.
De seguida, um diálogo com alguma informação relevante:
Nota1: Barras/botões nada mais são do que listas de comandos, Uma lista com vários comandos, se visível no ecrã, é uma barra (horizontal ou vertical) com vários botões, cada botão pode ter 1 ou mais comandos e uma lista com um comando apenas, é uma barra com um botão.
Nota2: Para facilitar a minha escrita, em vez de usar “clicar botão esquerdo/meio/direito do rato” vou passar a descrever essas acções como “esquerdo”, “meio” e “direito” e em itálico.
Nota3: Peço compreensão a quem domina Inglês pela forma detalhada que vou descrever as opções, mas é uma forma de abranger todos os utilizadores.
- Usar qualquer botão, esquerdo/meio/direito para executar um comando
- Ctrl+direito numa barra para aceder a um menu de configuração. Clicar e manter premido esquerdo num botão pertencente a uma barra, para aceder à configuração desse comando em particular
- Esquerdo arrastar/largar ficheiros sobre um botão/barra para executar comandos, por exemplo: (botão com definições automatizadas para converter um vídeo; ao arrastar um ficheiro de vídeo para esse botão, o comando será executado)
- Direito arrastar/largar ficheiros/atalhos do menu Iniciar ou do ambiente de trabalho/Explorer para o diálogo de configuração; adiciona uma entrada directa. Por exemplo: (se abrirem o menu Iniciar e arrastarem o atalho “O Meu Computador”, irá ser criado um comando com o atalho para “O Meu Computador” na lista que estiverem a configurar)
- Esquerdo arrastar uma barra, move barras flutuantes
- Shift+direito numa barra, mostra menu de ambientes de trabalho virtuais como destino para onde a barra será movida
- Alt+esquerdo configura um Menu se o comando do botão for *Menu Show, por exemplo: (se tiverem um botão com [*Menu Show “D:\Relatórios”], ao clicar Alt+esquerdo, acedem à configuração do Menu)
- Usar Listas de Comandos com ficheiros, pastas ou janelas activas (pode ser programas activos ou ícones da área de notificação (system tray)) para criar comandos.
Se não quiserem voltar a ver essa informação cada vez que o programa inicia é só seleccionar a opção abaixo:
A partir daqui irá aparecer diálogos de ajuda com breves descrições dos vários separadores.
O primeiro é o assistente de configuração (wizard):
- No PowerPro usa-se Listas de Comandos para configurar barras, ícones da área de notificação (system tray), menus e outras características.
- A primeira Lista que configurarem controla a barra padrão.
- Essa barra irá aparecer no canto esquerdo do ecrã.
- Para mover a barra, usar Ctrl-esquerdo e arrastar.
- Ou usar a opção assinalada abaixo para colocar a mesma na barra de tarefas.
- O diálogo de configuração (pproconf.exe) permite usar muitas outras opções de posição e forma, incluindo uma barra na dimensão do ecrã como a barra de tarefas. No próximo diálogo clicar em “Properties” para aceder às opções da barra.
A Lista com o nome Bar é a barra padrão que vos aparece quando instalam o PowerPro. Como podem ver no diálogo temos várias opções, irei descrever todas mais tarde. Por agora vou apenas explicar o que os diálogos indicam.
PowerPro bars:
Cada botão é um comando na Lista. Duplo clique num comando para aceder à sua configuração.
Clicar Add After(Adicionar depois) ou Add Before(Adicionar antes) para criar um novo comando.
Clicar em Properties para alterar ícones, cores, fontes, etc… Pela imagem, podem ver também como funciona a lógica barra/botões. Temos o nome, esquerdo, meio, direito. No primeiro comando podem ver: *Info ddd M…
Qualquer comando com o nome *Info é especial porque permite o uso de conteúdo dinâmico, neste caso está atribuído a função da data/relógio. Mas pode ser de tudo um pouco.
No comando esquerdo temos o atalho para o assistente de configuração(wizard).
No comando meio temos o atalho para as propriedades do relógio/data do Windows.
No comando direito temos o atalho para a ajuda do PowerPro. E por aí fora…
A Lista Tray é uma lista especial porque qualquer comando que adicionem, irá aparecer junto dos outros ícones da área de notificação (system tray).
Por exemplo, se adicionarem 3 ícones com 3 comandos cada, equivale a 9 funções, 9 comandos que podem ser algo tão simples como atalhos para aplicações, em vez de terem atalhos no ambiente de trabalho que serve apenas um propósito, podem eliminar todos e agrupá-los desta forma.
Mas é apenas um exemplo, a vossa imaginação dita as regras.
A Lista Main é uma Lista normal sem qualquer função especial, está presente apenas para ajudar quem usa o programa pela primeira vez explicando na forma prática como se cria comandos baseados em menus/sub-menus.
No caso de menus, apenas se usa o comando esquerdo, os comandos meio/direito apenas funcionam em menus baseados em barras o que não é o caso aqui porque o PowerPro está a usar comandos próprios de menu (*Format Start Submenu).
É possível criar menus de barras normais mas isso irei falar mais tarde.
A Lista snippets dá um jeito enorme pois permite colar blocos de texto onde quisermos.
A forma de acedermos a este menu pode ser qualquer uma que achem conveniente, teclas de atalho, botões, mediante programa, gestos do rato, etc…
No exemplo temos:
Nome – &Hello, world (tecla de atalho H mais nome do que queremos usar) esquerdo – *Keys “hello, world” (*Keys é o comando para enviar e colar blocos de texto).
É óptimo para caracteres difíceis de usar, como o que eu uso “¹” traduz-se por: *Keys .q¹
De seguida algumas opções referentes às teclas de atalho e acções do rato.
Com o PowerPro, é possível usar qualquer tecla ou acção do rato para executar comandos ou alterar configurações do Windows. As opções seguintes servem de exemplo para algumas funções.
Clicar para activar a tecla de atalho, remover a selecção para desactivar.
- Duplo clique direito para mostrar menu com opções para mudar programa, fechar, no topo
- Clicar e deixar premido direito para mostrar menu com opções para controlar a janela sob o rato
- Ctrl+Shift+direito para mostrar menu snippets
- Direito no botão minimizar da barra de titulo para minimizar a janela para a área de notificação(system tray)
- Direito na barra de título para fechar a janela (Se se habituam a isto, não vão querer outra coisa)
- Premir duas vezes a tecla Ctrl para mostrar opções para controlar a janela
- Direito no ícone de sistema (o ícone mais à esquerda da barra de título) para minimizar/expandir a janela apenas à barra de título (também conhecido como shadowing)
- Ctrl+Alt+S para mostrar o menu snippets
- Ctrl+Alt+Z move o rato para a barra; usar as teclas de direcção e esquerdo/meio/direito para executar comandos
- Mover o rato para o canto superior direito do ecrã para iniciar o protector de ecrã (screensaver)
A próxima página apresenta a configuração das teclas de atalho e acções do rato definidas neste diálogo.
Temos agora um diálogo de configuração um pouco diferente dos que vimos anteriormente.
Que se resume ao seguinte:
Mod – (Modifier keys) As teclas Shift/Ctrl/Alt/Win, no caso da figura são:
a+c+ = Ctrl+Alt
Key/Mouse – As teclas que serão usadas como “trigger”
s
Command – O comando a ser executado, no exemplo:
*Menu Show snippets
Target – Janelas alvo para executarmos o comando, na imagem:
(all) – Todas
E por fim, a mensagem do assistente de configuração a informar que terminámos o processo inicial e se quisermos aceder ao mesmo basta clicar esquerdo no primeiro botão da barra padrão.
Mas com a continuação do tutorial não vão precisar de o usar mais. A opção para ver as notas introdutórias fica ao vosso critério.
E por aqui termino esta 2ª parte sub-dividida em duas porque senão ficava demasiado longa, portanto na parte 2b irei falar dos vários separadores e suas opções. (São imensas :s)
Divirtam-se!
Mais informação:
- Grupo de suporte: PowerPro Group
- Grupo de suporte para iniciados: PowerPro Beginners Group
- Site com referências e vídeos: Learning Powerpro By Example
- Site com referências de comandos e plug-ins: PowerPro Scripting Reference
Nota: Interface e documentação(extensa) apenas em Inglês.
Artigos relacionados: