Todos os dias temos contacto com novas ferramentas. Muitas delas fazem mais do mesmo, acrescentando um ou outro pormenor que melhor de adapte às necessidades individuais de cada utilizador. Hoje, falo-vos do Potato Screen Capture, uma interessante ferramenta de captura de ecrãs.
Sei que não faltam ferramenta de captura por essa net fora, eu próprio conheço umas quantas que para o dia-a-dia servem perfeitamente. Umas são mais abrangentes, como o SnagIt, outras são superficiais e vêm no sistema operativo como a Snipping Tool e outras são mais versáteis e portáteis como o FSCapture.
O Potato Screen Capture é um pouco de tudo, aproveitando provavelmente algumas boas características de ambos.
Tem um interface muito simples onde podemos rapidamente decidir qual o modelo a usar para a captura (ecrã total, janela activa, recorte manual, janela cliente, etc…). Depois permite decidir qual a qualidade do screen capturado.
Acima de tudo o que me agradou foi a possibilidade de mal o screen esteja feito o possa enviar para diversos canais de saída, como o e-mail, FTP para o meu servidor, para serviços online de alojamento de imagens, entre as opções normais e locais de guardar e editar.
Não é de facto uma pérola porque não é portátil, na minha opinião falta-lhe essa funcionalidade para ser uma excelente referência.
Mas por falar em referências, deixo aqui uma pequena relação de algumas das muitas ferramenta de captura de ecrã, que já fomos falando no Pplware.
Outras ferramentas de captura:
- PrtScr 1.4.0.0
- TechSmith SnagIt 9.1.1 Build 261
- Greenshot 0.6.003 beta
- FasteStone Capture 5.3 Portable
- Shup 0.26
- Jet Screenshot 1.0
- EasyCapture 1.0.0
- FireShot 0.61
- FuturixImager 5.9 Beta 4
Já sei que uma das perguntas que me irão fazer é: qual a melhor opção?
Na minha opinião, cada um de vós tem uma necessidade diferente, sugiro que leiam cada um dos posts e recolham a que vos for mais útil.
Eu utilizo em 3 serviços diferentes 3 destas ferramentas: para desenvolver imagens para o Pplware utilizo o SnagIt, pela sua capacidade de guardar os screenshot, permitindo que mais tarde trate deles. Na empresa utilizo o FSCapture, que me acompanha na penUSB e introduzi esta, o Potato, para um serviço especifico num utilizador que somente tem de capturar e enviar. Tirem as vossas conclusões.