Ontem recebi do nosso caríssimo parceiro, Bernardo Poro, mais uma ferramenta para auxiliar o utilizador nas tarefas de optimização do Windows. Portinho já é um software conhecido, desde 2007 que o Pplware acompanha as incursões da QuickSys nas tarefas de manutenção e segurança do sistema operativo.
Mãos à obra. Fizemos os testes necessários para perceber o valor desta nova ferramenta.
A instalação é rápida mas, como referi ao Bernardo, é uma ferramenta óptima para “andar” na penUSB.
O interface foi totalmente renovado para linhas gráficas actuais, simples e funcionais.
Mas para que serve o Portinho?
Serve para ajudar o utilizador a optimizar e continuar a ter prazer quando está a usar o computador. É uma óptima ajuda para uma manutenção necessária, tendo em conta que o Windows apresenta (dependendo do tipo de utilizador) uma degradação de performance directamente relacionada ao excesso de “poluição” resultante dos hábitos dos utilizadores.
O Interface apresenta-se com 3 pontos chave de acção:
- Libertar espaço em disco
- Aumentar a privacidade
- Melhorar o desempenho
Depois de iniciar as tarefas simultaneamente, respeitando a prioridade e os espaços que se interligam, a aplicação não tem um grande consumo de recursos nem tem um tempo exageradamente longo para concluir as tarefas. Depois de analisados os itens a limpar, o utilizador poderá ver detalhadamente o que será removido e o ganho em termos de espaço em disco.
Veremos que no novo interface e em pouco mais de dois cliques, estaremos a executar uma limpeza dos ficheiros temporários, os vestígios de navegação depositados no browser (cache, cookies e histórico) onde o leque vai desde o Internet Explorer, passando pelo Firefox, Chrome, Safari e Opera.
Além desta limpeza ligada à navegação, o software tem a procupação de limpar e optimizar o registo do Windows. Onde a frequência de entradas inválidas detorpa a realidade dando origem a perda de performance muitas vezes associadas ao próprio sistema operativo.
Questionei directamente o Bernardo Porto:
Pplware: Quais foram os objectivos desta aplicação, porque a desenvolveste?
Bernardo Porto: Quando eu desenvolvi o Portinho o meu objectivo era fazer com que o “computador” da pessoa melhorasse. Se uma tarefa demorasse 5 segundos e agora demora 4,9 óptimo. Já é alguma coisa. O objetivo é melhorar o desempenho da maquina com simplicidade e segurança.
E claro, um software que fala a lingua do utilizador, ou seja, não é complexo e cheio de opções que o deixa “louco”. Com apenas dois cliques é possivel optimizar a máquina.
PW: Mas porque razão o disponibilizaste gratuitamente?
BP: O Portinho é um projecto pessoal criado em 2004. Foi graças ao tamanho sucesso dele no Brasil que lançamos a Quicksys. Desde 2007 ele está parado por falta de tempo. Eu senti-me na obrigação de novamente fornecer o produto aos meus “antigos utilizadores” depois de 3 anos sem suporte e actualizações. Ele agora veio para ficar. Vou desenvolve-lo no meu tempo livre e com o apoio de doações dos utilizadores.
Fica à consideração do utilizador avaliar a qualidade e deixar o feedback que será acompanhado pelo Bernardo. Eu a titulo sugestivo apontava para a inclusão de uma agenda para automatizar este processo.