O “advento” das aplicações portáteis veio facilitar e de sobremaneira o nosso dia a dia informático. Passou a ser possível ter numa pen ou disco externo (quase) todo o nosso arsenal de ferramentas.
Deixámos de estar presos ao nosso PC para podermos usar as ferramentas a que estamos habituados e que conhecemos tão bem.
Mas e como fazer a actualização dessas ferramentas?
Assim como existem formas de efectuar as actualizações das ferramentas instaladas, também temos o mesmo para as ferramentas “portáteis”, chama-se PortableApps Updater.
Com este software, também ele portátil, podemos efectuar as actualizações que usamos, aquelas que retiradas do sitio web PortableApps.
Basta coloca-lo na pasta que alberga as nossas aplicações portáteis e lançá-la. A interface vai mostrar-nos quais os programas que temos alojados e as versões das mesmas.
À frente de cada uma temos ainda um campo (vazio) onde será colocado a versão que se encontra disponível para actualização. Temos ainda a hipótese de verificar a existência de uma actualização, verificar e descarregar, verificar e executar o que descarregarmos ou não verificar.
A interface de configurações é simples e sem complicações. Existe uma zona em que configuramos a periodicidade de verificação de actualizações e o local a colocar o que descarregarmos, outra zona em que definimos as acções padrão para as aplicações presentes (ou não) e uma zona final em que aceitamos ou rejeitamos as alterações efectuadas e onde temos links para o site da equipa que desenvolveu o software.
Lamentavelmente, mas de forma compreensível, esta aplicação apenas actualiza o software alojado nos servidores do sitio web da PortableApps. Seria impossível ter o controle de todas as aplicações portáteis da Internet.
Para quem como eu que usa e abusa da facilidade com que podemos usar e alojar as aplicações portáteis, esta ferramenta veio facilitar-me a vida. Agora deixo de me preocupar com a tarefa de actualizar periodicamente as aplicações. Testem se forem utilizadores.