Utilizador que se preze nunca fica enrascado quando tem que converter ou recolher ficheiros de vídeo, mais ainda porque hoje en dia não faltam ferramentas para o fazer. Popularizam-se serviços como o YouTube e afins e cada vez mais o utilizador necessita de concentrar numa só ferramenta vários processos de conversão.
Esta aplicação que volto a sugerir, o Portable Internet Video Converter, é um tudo-em-um muito eficaz para o utilizador beneficiar das tarefas essenciais no que toca a vídeo. Com esta ferramenta o utilizador pode converter um ficheiro em muitos formatos à sua disposição (por exemplo: imaginemos que descarrega com esta aplicação um ficheiros do Youtube e este vem no tradicional formato Flash .flv; para o fazer correr na sua PSP pode converter para .3gp ou mesmo para o fazer correr no seu telemóvel).
São dezenas de formatos à escolha, assim com são dezenas de agregadores de vídeo prontos a fornecer o que precisa. Mas as funções não param aqui, nem pensar: ainda pode retirar de um vídeo o som e converter para wav ou mp3, pode capturar imagens dos vídeos, pode executar um transcoding do DVD, entre outras funções muito interessantes.
Para terminar a apresentação, podemos falar no player incorporado na aplicação. Já o conhece de certeza: é o Mplayer. Este estará certamente à altura de qualquer exigência.
Não estranhe o facto da aplicação ter demasiada informação compactada em tão pouco espaço. Não tira café…ainda! Mas com o hábito da sua utilização verá que depressa se afeiçoa ao estilo.
O ficheiro em si pesa pouco mais do que 23MB e pode parecer grande. No entanto, para funcionar de forma portátil este tem obrigatoriamente que trazer os codecs entre outras aplicações de suporte. Funciona muito bem e tem um peso relativamente pequeno nos recursos do sistema. Quando refiro pequeno estou obviamente a comparar com os recursos consumidos por aplicações do género.
É mais uma ferramenta para a sua pendrive USB. Certamente ficará com um leque de escolha vasto para as suas habilidades multimédia.