Andava nos preparativos para a minha filha dar à mãe uma lembrança no domingo dia da mãe e lembrei-me que o ideal seria fazer um postal com a fotografia da criança mas assim num estilo mais… retro, com um pouco de nostalgia!
Lembrei-me imediatamente das fotos antigas, as Polaroid que acompanharam parte da minha juventude.
Mas onde faço isso assim do pé para a mão? O ideal seria ter uma máquina dessas ou então…
Todas as formas que achei envolviam o Photoshop ou outra ferramenta, mas não tinham o “look and feel” das fotos antigas. É então que me deparo com o Poladroid.
Simples, eficaz e com aquela imagem de fotografia gasta, com anos e anos de vida. Com uma simplicidade de utilização o Poladroid consegue atingir aquilo a que se propõem e dificilmente não consegue atingir o resultado que pretendemos.
Depois da instalação que demorou, pelo menos no meu caso, um tempo anormalmente grande é-nos apresentado no ecrã uma máquina fotográfica Polaroid (de estilo inconfundível), com uma foto pronta a ser revelada.
É para aí que devemos arrastar a foto que pretendemos transformar.
Pois aqui acontece o mesmo: ela vai tornando-se mais clara e a imagem vai aparecendo. Podemos inclusive tirar snapshots sempre que quisermos para termos imagens da foto semi-revelada.
A aplicação permite algumas configurações: no botão azul em cima, poderá chamar essa janela e lá dentro escolher e optimizar determinados aspectos técnicos e gráficos.
Este software não é novo aqui no Peopleware, mas esta versão tem finalmente suporte para Windows e é uma nova versão da que tinha sido apresentada num artigo anterior do João Coutinho