Pplware

Piwigo 2.0.2

Por vezes e como agora somos todos grandes fotografos, sentimos necessidade de partilhar as nossas imagens com o mundo. Nada como colocar online as nossas pérolas fotográficas, o momento congelado no filme digital pronto a contar uma história, mas como o posso fazer?

A ideia é usar uma ferramenta que crie esse habitat de forma mais ou menos automática, faltando apenas os eu bom gosto. Deixo-vos então o Piwigo.


O Piwigo é um programa gratuito, open source, que cria uma galeria de imagens no seu servidor. É bastante flexível, podendo adicionar extensões ou mesmo modificá-lo à sua vontade. Os ficheiros podem ser enviados através do pLoader (um cliente remoto do Piwigo) e as as fotos por FTP.

As imagens podem ser classificadas em categorias e TAGS, o que facilita bastante na hora de encontrar e classificar as fotos.

Outra função do programa é ler os dados em EXIF, sendo possível assim ordenar fotos por ordem cronológica. O Piwigo tem suporte a vários idiomas, além de contar com API, que ajuda na criação de aplicações relacionadas.

O programa foi escrito em PHP e utiliza a bases de dados MySQL.

Veja aqui como instalar o programa de forma manual.

Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Linux Download: Piwigo 2.0.2 [2.01MB] Homepage: Piwigo

Exit mobile version