Pplware

Pinnacle VideoSpin 2.0

Há uns anos atrás, utilizava bastante o Studio da Pinnacle, software que acompanhava a minha placa Firewire que na altura comprei. Tinha uma queda pelo vídeo, gostava de aproveitar as capacidades da câmara de vídeo e fazer as montagens, adicionar efeitos, som e uma série de outros truques de realizador 😉

O Studio começou a ficar pesado e as actualizações deixavam a desejar, perdi o entusiasmo quando migrei para o XP, a Pinnacle tardou em actualizar os drivers e encostei o Pinnacle Studio juntamente com a importação de vídeo.

Recentemente, vi a notícia que a Pinnacle tinha lançado um produto, derivado do seu software de edição de vídeo, sim, do tal Studio. Lá fui instalar o Video Spin. O Video Spin (baseado no Pinnacle Studio) é um programa de edição de vídeo, fácil e intuitivo, mesmo para quem nunca mexeu com este tipo de software

A simplicidade resume-se a importar para a área superior o vídeo, ou podemos importar directamente da nossa câmara de vídeo, depois em baixo temos a área de edição. Nesta área temos vários canais de inserção de “material”. O vídeo em cima, depois o som original (que podemos remover e ou alterar), de seguida os efeitos de transição, depois o áudio se entendermos adicionar e outros espaços para colocar mais efeitos sonoros.

É possível criar títulos deslizantes nos vídeos, usufruindo de um poderoso editor de títulos – um privilégio disponível apenas em programas de edição de vídeo caríssimos como o Adobe Premiere, por exemplo!

Quando terminada a edição do vídeo, podemos fazer o upload directamente para um site de partilha de vídeos como o Youtube. Um pormenor interessante o Video Spin pode criar filmes directamente em formato Flash Video (flv).

Para além da criação de vídeos é possível também: 1. Para editar vídeos em Screencast quando estes são gravados com software básico de screencast 2. Converter em vários formatos de vídeo (AVI, WMV, FLV, MP4). 3. Extrair músicas MP3 de um vídeo clip – é possível gravar qualquer vídeo como um ficheiro mp3. 4. Produção de vídeo podcasts (vlogs), e outros tipos de animação.

O software permite a importação directa de fotografia a partir de dispositivos externos, como por exemplo câmaras digital, iPod ou qualquer outro dispositivo acoplado à porta USB. Esta aplicação, ao contrário do seu irmão mais velho, não permite a gravação do vídeo para DVD, este serviço terá de ser feito por outra aplicação, aquela que normalmente usamos para gravar.

Esta ferramenta é gratuita, no entanto se quiser mais um pouco de funcionalidades ou codecs mais exóticos e se quiser retirar a publicidade que a Pinnacle colocou no centro da aplicação, terá que despender alguns euros.

Estes são os codecs disponíveis para importar e editar:

Importação:

Exportação:

Se quer um pouco mais do que o Windows Movie Maker lhe oferece, se quer ter contacto com este tipo de aplicações, então esta “oferta” da Pinnacle será um óptimo trampolim para o tornar realizador dos seus filmes caseiros. Divirta-se!

Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows XP SP2/Vista Download:VideoSpin 2.0 [162.31MB] Homepage: Video Spin

Exit mobile version