Qualquer utilizador sabe da trabalheira que é andar à procura de ficheiros perdidos nas muitas pastas do PC. Muitas vezes, dentro da pasta com centenas ou mesmo milhares de ficheiros, pode ser um tormento andar a ordenar e a actualizar para que se possam encontrar as coisas.
Todos esses processos podem, de uma forma ou outra, ser automatizados. Um das muitas soluções chama-se Piles.
Esta aplicação permite que tenhamos acesso aos ficheiros mais recentes das pastas que definirmos. O Piles, fazendo um bom uso das potencialidades da nova barra de tarefas do Windows 7, consegue dar-nos acesso aos ficheiros das pastas que definirmos. Mas os ficheiros apresentados não estão arrumados por ordem alfabética ou tamanho. São apresentados por data de inclusão nesse directório. Conseguimos assim ter acesso aos mais recentes dessas pastas.
É ideal, por exemplo, para termos acesso aos últimos ficheiros que descarregámos da Internet com o nosso browser de eleição. Basta clicarmos no ícone do Piles e são mostrados os últimos ficheiros. Basta então clicarmos nesse ficheiro e temos acesso a ele.
A forma de criar novos links para pastas é extremamente simples. Basta clicar com o botão direito do rato e escolher a opção Create new Pile.
Temos então de definir a directoria a ser “controlada”. É ainda necessário definir um nome para essa pilha.
Depois de criado esse novo pile, passa a estar disponível na pasta de atalho. Estes estão disponíveis através de uma pasta que pode ser acedida com o botão direito do rato na opção Open shortcts folder. Basta clicar num desses atalhos e ele é colocado na barra de tarefas.
Fica para vossa apreciação um pequeno vídeo que mostra o modo como o Piles funciona:
Existem no entanto algumas limitações nesta ferramenta. Não é possível verificar sub-pastas da pasta escolhida ou associar mais do que uma pasta pasta a um Pile. Apesar disto continua a ser uma excelente aplicação e uma ideia muito interessante.
Fica então apresentada mais uma aplicação que faz pleno uso das potencialidades da barra de tarefas do Windows 7. Conseguirmos aceder de forma simples aos últimos ficheiros de uma pasta especifica pode poupar-nos muito trabalho. Aproveitem o Piles e aumentem a vossa produtividade.