Pplware

phpMyAdmin 3.3.5 – O MySQL no browser

Quem não conhece o phpMyAdmin?

O phpMyAdmin é uma ferramenta gratuita, escrita em PHP, e que permite de forma muito simples fazer a administração das nossas bases de dados através de um simples browser.

Através de um interface bastante intuitivo e organizado, o phpMyAdmin permite a qualquer utilizador fazer um gestão simplificada do MySQL e das respectivas bases de dados.

Principais características

Principais novidades desta versão aqui

Como colocar em funcionamento o phpMyAdmin

O phpMyAdmin é muito simples de colocar em funcionamento. Basicamente não necessitamos de instalar, sendo apenas necessário copiar para a directoria de sites do nosso servidor Web.

Vamos a um exemplo. Eu tenho o Xampp instalado na minha máquina e encontra-se em D:\xampp. Para ter o phpMyAdmin a funcionar, apenas copiei a o mesmo para dentro do directório referido (D:\xampp)

Em seguida, e depois de arrancarmos os serviços associados ao Apache e MySQL, abrimos o browser e escrevemos: http://localhost/phpmyadmin/.  Aí deve inserir as credenciais de acesso ao mySQL.

Já dentro do phpMyAdmin, são muitas as opções que o utilizador tem à sua disposição. Acesso as Base de dados, execução de código SQL, verificar o estado do serviço (BytesIn/BytesOut e outras estatísticas sobre o tráfego), Variáveis, Mapas de Caracteres, Engines, Privilégios, Replication, Processos, possibilidade de exportar e importar dados, e um mecanismo de sincronização com outros servidores.

Janela para execução de SQL Statements

O phpMyAdmin é um “must have” que instalo sempre tenho de usar mysql em alguma máquina. A flexibilidade e “visão” simplificada que nos dá sobre as nossas bases de dados, facilita em muito certos trabalhos. Experimentem, há um DEMO aqui.

Artigos relacionados


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac OS X / Linux
Download: phpMyAdmin-3.3.5 [4,82 MB]
Homepage: phpmyadmin

Exit mobile version