Pplware

PhotoDemon: editor de imagem rápido, poderoso e portátil

Editores de foto e imagem há muitos – uns melhores outros piores. Mas hoje em dia sabemos que os utilizadores procuram uma ferramenta prática, simples de funcionar e, de preferência, portátil. Para quem ainda não conhece o PhotoDemon é tudo isso e muito mais.

Este é um artigo sobre um pequeno mas útil editor de fotos e imagens, open source, que foi pensado para oferecer uma preciosa “portabilidade”, e poderosa edição tanto a nível de edição das nossas fotos como conversão e filtros entre muitas outras funções. Vamos conhecer?

A verdade é que a grande maioria dos leitores ao correr este programa pela primeira vez irá ficar totalmente desapontado. Com uma interface gráfica “desajeitadamente” básica, o programa apresenta-se com duas barras de ferramentas não configuráveis e sem oferecer suporte a acções básicas do rato de hoje em dia: menus de contexto ao clicar com o botão direito ou a usabilidade da roda do rato para fazer zoom.

Depois de dar de caras com tudo isso a primeira reacção é desistir de imediato do programa. Mas vamos com calma, porque debaixo de uma «feia pintura» existe mais capacidade do que a esperada. O programa vai além da simples abertura dos conhecidos formatos JPG ou PNG, suportando a importação de formatos mais complexos como RAW, PSD, DNG, HDR, ICO, WEBP, entre outros.

No PhotoDemon é permitido arrastar e soltar os pontos de controlo à volta da imagem para criar efeitos de perspectiva imediata. Existem também ferramentas para seleccionar rectângulos, elipses ou linhas, em modos de interior, exterior ou fronteira. As selecções podem ser suavizadas ou afiadas com apenas um clique ou dois e guardar para reutilizar mais tarde.

O menu “Adjustments” ou Ajustes parece um pouco mais comum, pelo menos à primeira vista. Incluídas todas as opções habituais de brilho, contraste, balanço de cor, balanço de branco, etc, no entanto cada uma dessas opções standard pode ser personalizada consoante as nossas necessidades, o que permite um ajustamento configurado às nossas necessidades.

O programa vem ainda fornecido de outros extras: uma ferramenta útil de curvas, com sobreposição de histograma, Um diálogo de filtros foto, com 50 filtros, cada um dos quais podemos corrigir um problema de cor específica. Uma ferramenta de cor para preto e branco muito configurável com onze opções de tipo de pontos a usar.

No menu “Effects”, Efeitos somos confrontados com 65 opções de efeitos. A grande maioria existem nos editores comuns, quiçá até bastante melhores noutras aplicações no entanto poderão usar outras ferramentas algo originais que prometem fazer perder algum tempo a explorar. Por exemplo, o borrão oferece 9 opções diferentes. A ferramenta de vidro produz aquilo a que se denomina efeitos artísticos. A função de “Distorcer” teve alguns destaques reais, tornando mais fácil para esticar, torcer e manipular as fotos de maneiras interessantes.

Uma das mais validas reside no facto de todas as ferramentas poderem ter as suas configurações guardadas como uma predefinição, ou seja, é mais fácil recordar num trabalho próximo.

Alguns outros extras incluídos passam por um browser de metadados versátil com suporte a padrões de largura (JFIF, EXIF, PrintIM, XMP, IPTC, Photoshop) e um sistema de gravação e reprodução de macro completa de processamento em conjunto.

Em jeito de conclusão podemos identificar o PhotoDemon como potencial editor de fotografia a ter em conta para quem precisa de um trabalho rápido e eficaz. Apesar da interface ser algo pobre e faltarem ferramentas ainda mais complexas o PhotoDemon tem pontos suficientes para justificar, talvez, o uso ocasional ou mesmo regular, dependendo do tipo de utilizador. Fica como ponto forte o facto de estar em português e permitir tarefas específicas: reduções, filtros de fotografia, efeitos de distorção de imagem e suporte de macro com boas de cores.[via KeroDownload]


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: PhotoDemon 6.2.1 [7.30 MB]
Homepage: Tanner Helland

Exit mobile version