A edição de ficheiros de texto pode ser bastante trabalhosa. Actualmente existem demasiados formatos para que possamos ter uma ferramenta que nos permita unificar a edição destes. Por outro lado não podemos estar a adquirir uma ferramenta para cada tipo de ficheiros. A maioria recorre ao Office ou outras ferramentas do mesmo género por serem as de mais comum utilização. Isto não significa que estes formatos sejam os mais adequados e existem outros muito mais adaptados às mais diversas necessidades.
Exemplo disso é o formato PDF (Portable Document Format) que apesar de ser na maioria dos casos o que deveríamos usar é preterido por não existirem ferramentas gratuitas de edição. Para nos dar uma ajuda e permitir ultrapassar (de forma relativa) este problema temos o PDF Merge Split Extract.
Ainda não é a ferramenta perfeita pois não nos permite editar, alterar e gravar os nossos PDF’s, mas pelo menos permite que utilizamos os nossos ficheiros de forma mais correcta e adequada.
Tal como o seu nome indica este software permite-nos fundir, partir ou extrair partes de ficheiros com extensão PDF. A sua interface é extremamente simples e não requer qualquer configuração. Existem 3 separadores distintos e cada um corresponde à sua função. Em cada um deles só temos de indicar o(s) ficheiro(s) de entrada e o de resultado. Para terminar carregamos no botão Convert e o resultado é colocado no local que escolheram.
Mas passemos a descrever cada uma das suas três funções:
Split (Partir)
Neste separador podemos retirar conteúdo de um ficheiro PDF. Só temos de definir qual o ficheiro de origem e a pasta de destino. Indicamos depois qual a forma que queremos que o ficheiro seja partido. Página a página, páginas duas a duas ou por blocos de páginas.
Merge (Fundir)
Este é o separador que nos permite unir dois ficheiros. Indicamos o primeiro, o segundo e o ficheiro de destino. O resultado dessa fusão é o ficheiro que indicarmos como destino.
Extract (Extrair)
Este separador é muito idêntico ao primeiro mas aqui podemos indicar apenas as páginas que pretendemos retirar. Indicamos mais uma vez o ficheiro de origem e de destinos. Indicamos para terminar a página de início e fim.
Como podem ver é uma ferramenta útil para quem trabalha com PDF’s e precisa de extrair partes de ficheiros muito grandes ou unir ficheiros. É das que vale ter instaladas pois quando precisarem dela vão dar-lhe o seu devido valor.