Se são utilizadores intensivos do vosso PC têm de certeza uma vaga ideia das horas que ele passa ligado. Sabem também que o que actualmente exigimos das nossas máquinas não se compara com que o eram as nossas exigências de há alguns anos atrás. Os tempos mudam e o que fazemos e exigimos dos nossos computadores também mudaram. Passámos a concentrar ali parte da nossa vida do dia-a-dia.
Mas a pergunta é inicial ainda se mantêm. Sabem mesmo o que estão a exigir do vosso PC? Sabem quantas horas ele passa ligado? O PC Usage Viewer pode responder a isso.
Toda a informação sobre o arranque e fecho do nosso PC está a ser monitorizada e controlada pelo sistema operativo. Essa informação é guardada e nada fazemos com ela, até porque não está acessível de forma simples. O que o PC Usage Viewer faz é processar essa informação e apresentá-la de uma forma compreensível para o utilizador.
Este software consegue dar informação útil a partir do momento que é instalado e executado pois está a usar informação previamente guardada, logo é desnecessário tê-lo a colectar dados e a ser apenas útil ao fim de alguns dias de utilização. A informação está lá e pronta a ser analisada.
A apresentação dos dados pode ser feita de três formas distintas. Através de um calendário (grid view), onde temos num dos eixos a data (dia do mês e dia da semana) e no outro as 24 horas do dia. São então marcados a cor as horas em que o PC esteve em funcionamento (a azul), os fins-de-semana a amarelo e os crash’s a vermelho. A segunda forma de apresentar os dados é através de um gráfico de barras, onde cada uma representa um dia e o tamanho da barra representa o número de horas em que o PC esteve a funcionar.
A terceira forma de mostrar os dados é em modo de texto, onde cada iniciar e desligar do sistema operativo é mostrado por linha. Têm ai disponível a data e hora de início de sessão e a mesma informação relativa ao fim de sessão.
O PC Usage Viewer pode ser utilizado para controlarem o uptime da vossa máquina e para terem noção exacta do tempo que ela está em funcionamento. É perfeita para monitorizar um servidor Windows ou para os pais controlarem a utilização do PC de casa.
Apesar de não ser uma ferramenta do dia-a-dia é perfeita para termos, no mínimo, noção das horas que o nosso PC está ligado. Testem e vejam os resultados que apresenta. No final vão mesmo ter de admitir que não julgavam que era tanto tempo…