Conhecermos o nosso PC a fundo é algo que devia ser natural. Saber que processador, memória ou disco temos instalados é uma informação que pode ser útil na hora de escolher uma aplicação ou para dissipar problemas. Infelizmente essa informação nem sempre é fácil de achar e pode inclusive nem estar disponível para o comum dos utilizadores.
Felizmente existem softwares que nos permitem fazer radiografias ao nosso hardware e recolher informação útil. O PC Audit é um bom exemplo dessas aplicações.
Ao executarmos esta aplicação ela vai olhar para o vosso PC numa perspectiva de inspecção e vai recolher um volume de dados considerável. Para além de muita informação referente ao hardware instalado, vai ainda ser recolhida informação sobre o sistema operativo, drives mapeadas, hotfixes e itens de arranque automático. É ainda recolhida informação sobre o software instalado e sobre os processos que estão a correr na máquina nesse momento.
Depois dessa informação recolhida só temos de navegar na interface e recolher a que nos interessar. A disposição da informação foi feita de forma cuidada e encontra-se dividida em três separadores distintos.
Caso pretendam podem guardar a informação recolhida num ficheiro TXT. Basta que escolham essa opção no menu File. Podem ainda copiar apenas o valor seleccionado com o habitual Ctl + c.
O primeiro separador, System, tem toda a informação sobre o sistema. Temos ai todos os dados muito completos relativos ao hardware e sistema operativo, que abrange hotfix’s instalados, utilizadores, pastas partilhadas e aplicações que são iniciadas no arranque da máquina.
O segundo separador, Software, tem uma lista completa de todo o software instalado no PC. Inclui ainda informação importante: o número da versão, a chave do produto, o nome da empresa que publicou o software, a data de instalação e o espaço ocupado em disco.
O terceiro e último separador, Processes, contem todos os processos que estavam a correr no momento do arranque da ferramenta. Para além do nome do processo, temos ainda informação do caminho do executável.
Por ser uma ferramenta tão simples e por não haver necessidade de alterações ao que vem originalmente não existem quaisquer opções de configuração no PC Audit.
Esta é uma ferramenta que pode e deve ser utilizada por todos aqueles que fazem suporte a PC’s e quem necessita saber um pouco mais sobre o seu PC. Com ela conseguem identificar dispositivos que não funcionam correctamente ou que necessitam de drivers adicionais. Conseguem ainda ver que componentes estão montados e quais as suas principais características. É sem dúvida uma ferramenta a ter na sua pen USB para as situações em que precisa de ver o interior de um PC.