Pplware

Pass-O-Meter – Meça a segurança da sua password

Nunca nos cansamos de alertar os nossos leitores para a importância de manterem sempre actualizadas os seus diversos parâmetros de segurança. Estes vão desde a simples activação da firewall do seu sistema operativo até à aplicação de um anti-vírus robusto e capaz de os proteger. Por norma uma das opções que fica esquecida é a utilização de palavras-chave fortes e difíceis de quebrar.

O software que vos apresentamos hoje, o Pass-O-Meter, permite que meçam o grau de segurança das vossas palavras-passe e assim garantirem que estão a usar uma que vos protege contra tentativas de intrusão nos vossos diferentes acessos e serviços.

Como muitos de vós saberão, a utilização de palavras-chave pequenas e com caracteres que facilmente são descobertos é uma porta aberta para todos os que tentam quebrar o acesso a máquinas ou a serviços que utilizam.

A não alteração dessas mesmas palavras-chave periodicamente pode também levar a situações desagradáveis e que muitas vezes resultam na perda de dados ou na perda de acesso a esses serviços. Apesar destes conselhos frequentes, muitos resolvem ignora-los e pura e simplesmente não alteram essas palavras-chave.

O Pass-O-Meter permite então que validem as palavras-chave que resolvam testar. Podem ser de qualquer tipo e está preparado para lidar com palavras-chave com dimensão elevada. O modo de funcionamento é extremamente simples. Basta que escrevam a palavra-chave que pretendem medir no campo disponível.

Será apresentado um valor que representa a segurança que essa palavra-chave vos proporciona. Essa informação é apresentada de dois modos. Num mostrador analógico e num digital. É ainda apresentada um led de cor, o que representa o nível de segurança da palavra-chave.

A escala dos resultados foi dividida em 6 zonas: cinzento (a palavra-chave não deve ser usada), vermelho (palavra-chave fraca), laranja (palavra-chave com grau médio), amarelo (palavra-chave forte), verde (palavra-chave muito forte) e azul, o que ultrapassa a escala do índice (impossível de quebrar a password com o nível actual de tecnologia).

Usem então o Pass-O-Meter para perceberem se estão seguros e se as palavras-chaves que estão a usas são difíceis de quebrar. Usem-no também para verificar novas palavras-passe que queiram usar.

Lembrem-se de todas as dicas de segurança que foram apresentadas e nunca se considerem 100% seguros. Mudem as palavras-chave periodicamente e escolham-nas com um elevado grau de complexidade.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Pass-O-Meter 1.0 [918.69KB]
Homepage: Pass-O-Meter

Exit mobile version