Ultimamente tem sido um ai Jesus com tanto computador e-escolas e Magalhães infectados com viroses ridículas. A propagação tem partido sobretudo pelos dispositivos de armazenamento USB. Estes são infectados através de um ficheiros que permite o seu auto-arranque (AUTORUN.INF).
Há quem tenha manualmente alterado este ficheiro, não permitindo que o seu dispositivo seja infectado e com isso seja um transmissor dessas infecções.
Tenho uma estatísticas que em cada 5 dispositivos USB, 2 estão contaminados com variantes deste malware.
A Panda Software, a pensar numa forma de evitar contaminar as máquinas por este meio, lançou em modo experimental uma ferramenta que automatiza o processo de remoção do auto-arranque das drives (USB/CD/DVD).
A aplicação vacina tanto o seu computador como os seus dispositivos de armazenamento USB. A vacina simplesmente cria um AUTORUN.INF estanque, onde deixará de poder copiar, apagar, editar evitando o contágio. Este comando fica definitivamente inócuo. Peço só a vossa atenção para terem presente que o processo é irreversível. O que não é mau! Perde apenas aquela janela que se abre segundos após a colocação do dispositivo na drive, nada que nã0 possa ir ao menu Computador e clicar no dispositivo para o abrir.
Estes worms (32/Sality, W32/Virutas, W32/Conficker) fazem-me lembrar o antigamente onde os vírus eram propagados pelas disquetes… ok isso metade da malta não sabe o que é… 😉
A limitação desta ferramenta portátil (sem necessidade de instalação) prende-se ao formatos de dados apenas aplica a vacina nas estruturas USB FAT & FAT32. Podem ler mais sobre esta ferramenta na página da Panda.
Nota: Obrigado Iv@n pela informação de actualização.