Já aqui vos apresentamos aplicações que vos permitem controlar e ter uma noção sobre uma grande variedade de factores da utilização diária do vosso PC. Foram aplicações para medir o número de cliques que o vosso rato recebe durante um período de tempo, os metros que percorrem com o rato num dia de utilização, o número de teclas que usam no mesmo período, ou o número de separadores que abrem no vosso browser e em que sites passam esse tempo.
O que não tinha apresentado até hoje e que será de certeza do vosso agrado é um software que monitorize e que vos apresente o tempo que dedicam ao uso das várias aplicações que têm no vosso PC. Esse software é o PAM (personal activity monitor) e vai dar-vos informação muito interessante.
Esta aplicação consegue detectar qual a janela activa e a que aplicação pertence e contabiliza a duração do tempo em que a estão a usar. Desta forma consegue construir um gráfico de barras para cada uma das aplicações usadas.
É no entanto uma aplicação muito simples, mas que vos dará informação útil de uma forma de simples compreensão. Basta lançarem o PAM e fazerem a utilização normal que dão ao vosso PC. Podem de vez em quando chamarem a janela do PAM e verificarem como está a decorrer a vossa utilização do software.
Infelizmente o PAM não guarda o histórico das utilizações e de cada vez que o lançam os contadores voltam a zero. A sua interface e as opções são limitadas e muito simplistas. Aliás, não existe quaisquer opções de configuração ou de exportação de dados. Existe apenas uma janela onde os dados recolhidos são apresentados.
O PAM vai permitir-vos controlar o vosso dia-a-dia e permitir que aumentem a vossa produtividade, fazendo-vos ver o tempo que estão a gastar em actividades que não estão relacionadas com o vosso trabalho ou com a tarefa que têm em mãos.
Existem naturalmente ferramentas mais especializadas, mas que requerem configurações muito pormenorizadas. O PAM é simplista, mas sem com isso perder qualquer funcionalidade útil. É apenas lançar e usar, sem quaisquer confusões.
Usem o PAM para verificarem o vosso dia-a-dia e vão com certeza ficar surpreendido com o tempo que gastam com determinado software. Atenção, o PAM não é perfeito pois não consegue controlar o tempo que gastam a falar ou a olhar para os vossos dedos. Essa parte compete-vos. Se têm uma aplicação lançada e em primeiro plano devem usá-la, só assim a vossa produtividade aumenta!