O Outlook é uma ferramenta espantosa. Já o afirmei diversas vezes e reafirmo-o hoje. É um dos melhores clientes de email que estão no mercado e tem por trás a força da Microsoft, que o desenvolve para atingir estes patamares de qualidade. Tal como muitas outras ferramentas de excepção, também o Outlook está sujeitos a problemas até porque trabalha com ficheiros que por vezes atingem vário gigas e com plugins externos que são desenvolvidos por terceiros.
Para garantir alguma ajuda aos utilizadores, o Outlook vem munido de flags que podem ser chamadas da linha de comandos e que ajudam a iniciar a ferramenta com circunstâncias especificas e especiais. Para terem essas flags acessíveis de forma simples podem contar com o OutlookParameterGUI.
A forma de executar o Outlook com essas flags activas é através da linha de comandos de DOS, o que nem sempre é simples para os utilizadores, até porque o comando do Outlook tende a ficar escondido nas pastas de sistema.
O recurso a essas flags permitem que iniciem o Outlook de formas muito específicas, que vão desde a simulação de uma primeira execução até à possibilidade de não carregar os plugins instalados ou com a indicação para sincronizar as vossas agendas configuradas.
Ao todo as flags disponíveis para o Outlook são trinta, o que pode significar uma grande dor de cabeça ao ter de se recordar de todas. O OutlookParameterGUI permite simplificar a utilização dessas flags de duas formas distintas.
Em primeiro lugar evitamos ter de as decorar para poder usar, basta escolher a pretendida e indicar ao OutlookParameterGUI a intenção de a usar. A segunda forma é que deixamos de ter de recorrer ao DOS para chamarmos o Outlook com essas flags especiais.
A interface do OutlookParameterGUI é simples de usar, basta que escolham a flag pretendida, das trinta disponíveis para arranque com o Outlook e carreguem no botão Start. De seguida o Outlook será iniciado com a indicação que escolheram.
Para além da lista de flags que estão disponíveis, o OutlookParameterGUI permite ainda que tenham acesso a uma descrição de cada uma dessas flags, o que vos pode ajudar a decidir qual a que pretendem usar.
O OutlookParameterGUI permite ainda que tenham acesso a alguma informação sobre a versão do Outlook que estão a executar. Podem ver no segundo separador qual a versão do Outlook, o ID do produto, a chave do Office e muitas outras informações úteis.
O OutlookParameterGUI tem inclusive a capacidade de detectar várias instalações do Outlook no vosso Windows e pedir que indiquem a que pretendem executar. O que facilita bastante se tiverem realizado um upgrade ao vosso Office.
Usem o OutlookParameterGUI sempre que necessitarem de despistar problemas num Outlook. Basta executarem, que é portátil, a aplicação e escolher a flag que mais se ajustar ao que pretendem e mandar o Outlook iniciar-se.
Vão com certeza apreciar bastante o OutlookParameterGUI sempre que necessitarem de fazer despistes de problemas no vosso Outlook ou no de alguém a quem pretendem prestar assistência.