Apesar de ser uma ferramenta muito sólida e com provas dadas, o Outlook apresenta por vezes problemas na sua configuração ou nos perfis dos utilizadores. As causas podem ser várias e nem sempre são simples de determinar.
Para dar uma ajuda a todos os que têm de lidar com estes problemas diariamente, os engenheiros da Microsoft desenvolveram uma ferramenta que vai com certeza permitir abreviar o processo de despiste e identificar problemas comuns. A ferramenta chama-se Microsoft Outlook Configuration Analyzer Tool.
O Microsoft Outlook Configuration Analyzer Tool permite realizarem uma análise às configurações de perfil do Outlook e detecta os erros que de forma mais recorrente existem.
Para além de fazer essa análise, o Microsoft Outlook Configuration Analyzer Tool disponibiliza um relatório com todos os problemas que foram detectados. Esses relatórios podem ser visualizados no momento, guardados para posterior análise ou exportados para serem visualizados noutras instalações deste software.
Para cada problema detectado, o Microsoft Outlook Configuration Analyzer Tool disponibiliza um link para a Microsoft Knowledge Base, onde pode ser vista a solução para esse problema.
A sua utilização é extremamente simples e intuitiva. Na interface geral do Microsoft Outlook Configuration Analyzer Tool devem decidir qual a acção que pretendem tomar. As opções disponíveis permitem realizar um scan para detectar problemas, abrir um relatório anterior ou verificar a ligação a um Exchange remoto.
A opção de efectuar uma análise irá olhar para o vosso sistema e determinará problemas que sejam detectados no vosso Outlook. Este processo pode demorar algum tempo, mas no final é apresentada uma lista completa dos problemas detectados.
A visualização desses relatórios pode ser feita em diversos modos, permitindo que o utilizador os veja da forma que entender ser mais simples.
Se pretenderem podem também enviar feedback e sugestões para a Microsoft sobre esta ferramenta.
A utilização do Microsoft Outlook Configuration Analyzer Tool está limitada ao Windows 7 e suporta as versões 2007 e 2010 do Outlook. É ainda exigido que esteja instalado o .NET Framework Version 2.0. Recomenda-se que tenham o vosso Outlook fechado antes de usarem esta ferramenta.
Usem esta ferramenta para prevenir problemas com o vosso Outlook ou para despistarem problemas em máquinas que não controlam e que vos surgem para resolver problemas.