Engana-se, o Opera também os tem e bons, por exemplo o OperaFly, sim que faz o mesmo que o MozBackup ou OPIE.
O OperaFly é uma ferramenta incrivelmente poderosa e fácil de usar para fazer o backup das nossas preferências no Opera.
Podemos instalar no nosso computador ou extrair a versão que não necessita de instalação (tamanho incrivelmente pequeno) podendo fazer parte das ferramentas a colocar num dispositivo USB, basta clicar no ícone OperaFly.exe. O programa vai detectar automaticamente o local da instalação do Opera, depois temos várias hipóteses para salvaguardar os nossos dados do nosso perfil.
Opções de backup:
- Senhas;
- Favoritos;
- Cookies;
- Histórico;
- Widgets;
- Skins;
- Entre outros.
Podemos guardar apenas o que nos é necessário e seleccionar o pretendido. Existe a hipótese de guardar os dados no nosso computador, num dispositivo USB, por FTP e HTTP, por email. As definições guardadas ficam num ficheiro FLY que é restaurado para reavermos as nossas definições.
Por exemplo tem de formatar o disco do seu computador e tem receio de perder todas as suas definições, favoritos emails e demais dados guardados através do Opera? O OperaFly é a sua solução. Reinstale o Opera e depois basta restaurar as definições guardadas com o OperaFly.
Ou mesmo em caso de catástrofe o seu computador ou o Opera “derem o berro”, o OperaFly vai poupar-lhe imensas chatices. E mais ainda, é possível agendar backups, por exemplo para uma hora em que ninguém esteja a usar o browser, ou simplesmente quando fecha o Opera, o OperaFly grava automaticamente as novas passwords, favoritos etc. Para finalizar referimos também que pode ser integrado no próprio Opera.
Começam a faltar as desculpas para não usar o Opera… 😀 Diga de sua justiça sobre esta ferramenta, que já faz parte das minhas favoritas.