Foi lançada uma nova build do Opera 10, com um preview do Opera Turbo . O Opera Turbo é um recurso inovador que comprime as páginas em até 80% no nosso servidor para acelerar a navegação em ligações mais lentas como Dial-Up, redes superlotadas, entre outras.
Funciona em qualquer ligação, mas a diferença nota-se mais em ligações debilitadas. Existe uma melhoria na velocidade de acesso (devido à redução da qualidade de imagens, para assim carregar mais rápido) e melhora os custos nas ligações (no tráfego limitado, por exemplo, nas redes 3G).
A velocidade está no canto inferior esquerdo
Quando ligado o Opera Turbo, este irá mostrar a taxa média de compressão. Se passarmos com o ícone do rato por cima do ícone do Opera Turbo irá surgir uma informação com a quantidade de largura de banda poupada desde que foi activado o Turbo.
Limite a largura de banda para ver a diferença
O Opera Turbo funciona com qualquer tipo de ligação, mas tira-se melhor proveito em situações com a largura de banda limitada. No caso de não haver a possibilidade de aceder a um local com muitos computadores ligados a uma rede, ou estar a aceder através do telemóvel no autocarro, por exemplo, é possível simular uma ligação lenta como o NetLimiter para o Windows e o pipe command para Mac. É sugerido que se limite a ligação a 100Kbps.
O Opera Turbo não altera o site
É usada uma tecnologia chamada “Opera Web Optimization Proxy” que é diferente do Opera Binary Markup Language, usado no Opera Mini. A aparência dos sites e o texto é mantido da mesma forma, mas a resolução das imagens vai ser consideravelmente mais baixa, como resultado de uma compressão das mesmas. Tecnologias dinâmicas tais como Ajax (XmlHttpRequests) e Flash são suportadas, mas alguns conteúdos dos plugins só vão funcionar quando for clicado no espaço vazio do elemento.
A privacidade é importante
Quando o turbo está ligado, o tráfego encriptado não passa pelos servidores de compressão. Isto significa que quando estamos num site com protecção SSL é feito um “bypass” deste tráfego onde é possível comunicar com o site através de SSL. O Opera gera estatísticas quando usado o Opera Turbo, mas estes números não são ligados ao utilizador, o Opera não guarda qualquer tipo de informação privada dos utilizadores.
O Opera Turbo vai ser parte integrante de futuras versões para desktops
É de aproveitar esta versão, visto que está em download por tempo limitado, mas o mais importante é o feedback dos utilizadores, relativamente a esta versão, isso ajudará a determinar o rumo que o mais promissor browser da actualidade irá tomar.