O Opera começou com um projecto de pesquisa na maior empresa de telecomunicações da Noruega, a Telenor em 1994, tendo em 1995 derivado numa empresa independente de desenvolvimento chamada Opera Software ASA.
A Opera Software desenvolve o Opera browser, um produto de alta qualidade para muitas plataformas, sistemas operativos e produtos integrados de Internet.
O Opera é conhecido como o mais completo, pequeno e rápido navegador de Internet, a primeira opção para as pessoas que usam PCs antigos com o Windows 95 e é uma brilhante alternativa ao predefinido IE da Microsoft.
O Opera é, em primeiro lugar, um cliente da World Wide Web, quer isto dizer que é um programa para extracção de informação da WWW. Com baixos requisitos de sistema, o Opera funciona até nos computadores 386 com 6MB de memória RAM. Com a interface MDI o utilizador pode abrir sem especiais necessidades de memória, qualquer quantidade de janelas dentro da mesma janela, podendo alternar a vista das janelas em cascata ou em separadores.
Bem-vindo ao Opera 9.5 alpha – Nome de código Kestrel
Se é um utilizador diário deste browser e quer fiabilidade total, pois utiliza-o em operações com maior relevo ao nível da estabilidade, então continue a usar a ultima versão estável a 9.23, mas caso goste de aventura instale esta nova versão.
Este é sem duvida o mais rápido browser à face da terra, segundo parece agora está definitivamente na vanguarda. Esta última versão tem um novo motor de renderização, alteração que lhe permite maior performance.
As alterações nesta versão debruçaram-se no seguinte:
– Mais rápida leitura e menos consumo de memória permanente na utilização do motor ECMAscript – Melhorias significativas no algoritmo do layout – Melhorias significativas na renderização das fontes – Melhorias dos scripts que possibilitaram um aumento de 50% de rapidez em comparação com a versão 8 – Sincronização, melhorada a resposta aos periféricos do tipo telefones, Pda’s, consolas, tv’s, etc, que utilizam o browser – Histórico de todas as pesquisas – Barra de Status inclui Zoom e controlo de imagem – Restauro de janelas fechadas – Incremento de performance do BitTorrent – Melhorias no suporte de voz – Novas Skins – Melhorias no cliente de E-mail – Muitas outras alterações menores
Tudo isto e apenas saiu a versão alpha. Segundo os autores, a versão final mostrará magnificas ferramentas que elevarão o browser a um patamar muito além do que existe na actualidade.
NOTA: Esta versão será instalada em separado de versões anteriores, se escolher instalar por cima da sua versão existente faça um backup dos plugins e favoritos pois se algo não for devidamente absorvido por esta versão não ficará irremediavelmente perdido.