Muitas novidades: suporte a extensões, Tab stacking, Visual Mouse Gestures e muito mais
A concorrência, no segmento dos browsers, tem-se feito notar nos últimos tempos. Actualmente, os browsers estão mais eficientes, seguros e têm funcionalidades para todos os gostos a que muito se deve o trabalho realizado ao nível das extensões.
Para poder “atacar o pódio”, a empresa norueguesa lançou na quinta-feira a versão final do browser Opera, mais concretamente o Opera 11.
O que dizer do Opera? Um browser limpo, bem organizado, funcional, rápido e cada vez melhor.
O Opera iniciou-se em 1994 como um projecto de pesquisa dentro da maior empresa de telecomunicações da Noruega, a Telenor. Um ano depois, conseguiu a sua “independência” como a empresa Opera Software ASA. Isto é importante para mostrar o crescimento até aos dias de hoje. Outros, com menos tempo de mercado mas com muito mais marketing, têm mais utilizadores mas não conseguem atingir este elevado nível tecnológico.
Segundo o site w3schools.com, o browser Opera é apenas usado por 2,2% de utilizadores (em Setembro de 2010), sendo que este teve um crescimento quase inexistente no ano de 2003 quando chegou aos 1,9%.
Mas quais as grandes novidades desta versão?
A opera 11 traz um conjunto de novidades das quais destacamos o suporte a extensões, Tab stacking, Visual Mouse Gestures. Vamos conhecer ao pormenor cada uma destas novidades.
Suporte para extensões
Uma das grandes novidades do Opera 11 é o suporte para extensões. As extensões são uma mais valia para os browsers, já que permitem incluir funcionalidades de acordo com as necessidades de cada utilizador.
Veja um pequeno vídeo sobre extensões para Opera:
Tab stacking
Uma das funcionalidades que veio revolucionar a forma dos browsers disporem a múltipla informação foram as tabs (separadores). É que quando começamos a ter muitos separadores, dificilmente conseguimos identificar o que está dentro de cada um deles. O Tab stacking é sem dívida uma excelente evolução no “mundo dos separadores”, permitindo ao utilizador ter um preview da site mantido nesse separador, mas também a possibilidade de agrupar vários separados num único. Ainda relativamente aos separadores, é possível protegê-los de forma a que um determinado separador não seja fechado por distracção. É também possível tornar esse mesmo separador privado.
Visual Mouse Gestures
A funcionalidade Visual Mouse Gestures permite-nos uma interacção diferente com o nosso browser. Ao carregarmos no botão do lado direito do rato, é-nos apresentado um novo “menu” para navegação. Como podem ver pela imagem abaixo, o utilizador poderá dispor agora de um conjunto de opções para navegar, usando para isso apenas o rato e de uma forma muito intuitiva.
Considere, por exemplo, que o utilizador pretende voltar a página anterior. Para tal, apenas necessitará de arrastar o rato para o lado esquerdo.
Veja o mouse gestures em acção:
Outras novidades
- Ocultação automática na barra de endereços do http e https (podem ver aqui um pequeno vídeo sobre esta funcionalidade)
- Muitas alterações gráficas e aproveitamento dos efeitos de transparência do Windows 7
- Melhorias a nível de suporte para HTML5
- Mais rápido na execução de código em javascript
Em Resumo…
Estamos perante um excelente, rápido e completo browser que possui características bastante interessantes e úteis e que ainda não fazem parte de outros grandes browsers. De acordo com os testes que realizei, penso que a forma “interactiva” como o browser funciona torna a navegação mais agradável para qualquer utilizador. Mais do que as palavras, nada melhor que experimentarem e dizerem de vossa justiça o que acham do grande Opera 11.
Artigos relacionados
- Fim dos Desktops (PCs) em 3 anos..
- Opera Mini – Um browser perfeito para smartphones
- Opera 10.50 Final
- Opera 11 beta – Tab Stacking e extensões