Pplware

Opera 10.50 Final

Na Internet nada se cria, nada se perde, tudo se transforma…  isto até aparecer o Opera, há uns anos atrás. Depois disso vimos acontecer e aparecer muitos serviços, hoje vedetas com branding de terceiros mas com formas e contorno nitidamente Opera.

Este browser continua a dar passos certos e lança mais uma versão da sua famosa versão 10.  Em nota de rodapé digo-vos que este é o mais avançado browser da actualidade.

O Opera iniciou em 1994 como um projecto de pesquisa dentro da maior empresa de telecomunicações da Noruega, a Telenor. Dentro de um ano, conseguiu se desenvolver independentemente como a empresa Opera Software ASA. Isto é importante para mostrar o crescimento até aos dias de hoje. Outros, com menos tempo de mercado mas com muito mais marketing têm mais utilizadores mas não conseguem atingir este elevado nível tecnológico.

Esta nova versão é anunciada pela Opera como sendo “O browser mais rápido do planeta terra!”. A verificação da veracidade desta afirmação é responsabilidade dos muitos utilizadores do Opera. São vocês que vão dizer se é verdade ou não. No entanto podemos afirmar que  nos testes que efectuamos o novo Opera pareceu-nos muito fluido e rápido na renderização de páginas, com ou sem o modo Turbo.

Outras novidades importantes desta nova versão são o novo motor de JavaScript, o suporte para HTML 5 vídeo, o novo modo de browsing privado e a melhoria da integração com o Windows 7

O novo motor de JavaScript, de nome Carakan, consegue correr código cerca de 2,5 vezes mais rápido que o motor anterior,Futhark, presente na versão alpha do Opera 10.

Introduzida nesta versão é o suporte para HTML5 vídeo Opera. A abrodagem da Opera foi a implementação da tecnologia Ogg Theora, caminho já antes seguido pela Mozilla no Firefox. O Chrome suporta  Ogg Theora e o formato preferido pela Apple, H.264.

Em termos de integração com o Windows 7 foi finalmente adicionado a pré-visualização das tabs e outras melhorias na integração com o Aero do Windows.

Actualizações:

Este browser está mais moderno, com melhores performances, apresenta-se para multi-plataformas e para vários suportes tecnológicos. Pode usar Opera em  computadores Mac, PC e Linux. Além destes suportes mais populares e exigentes o Opera está presente em smartphones, PDAs e consolas.

De salientar que esta versão ainda só está disponível para sistemas operativos Windows. Os utilizadores de Linux e Mac devem esperar mais uns dias até que saiam as versões correspondentes. Mas a espera compensa, acreditem!

Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download: Opera 10.50 Build 3296 Final [12,10MB] Homepage: Opera

Exit mobile version