Na Internet nada se cria, nada se perde, tudo se transforma… isto até aparecer o Opera, há uns anos atras. Depois disso vimos acontecer e aparecer muitos serviços, hoje vedetas com branding de terceiros mas com formas e contorno nitidamente Opera.
Este browser continua a dar passos certos e lança mais uma versão da sua famosa versão 10. Em nora de rodapé digo-vos que este é o mais avançado browser da actualidade.
O Opera iniciou em 1994 como um projecto de pesquisa dentro da maior empresa de telecomunicações da Noruega, a Telenor. Dentro de um ano, conseguiu se desenvolver independentemente como a empresa Opera Software ASA. Isto é importante para mostrar o crescimento até aos dias de hoje. Outros, com menos tempo de mercado mas com muito mais marketing t~em mais utilizadores mas não conseguem atingir este elevado nível tecnológico Actualizações:
- Crakan o “motor” javascript que consegue ser 7 x mais rápido na visualização de sites
- Integração do Aero Glass com os sistemas operativos Windows Vista e Seven, como também a integração do Aero Peek presente no Windows Seven
- Suporta novos padrões WEB, que são o HTML 5 e o CSS 3
- Novo modo privado
- Novo motor gráfico designado por Vega
- Apresentação de endereços curtos ao pesquisar
Este browser está mais moderno, com melhores performances, apresenta-se para multi-plataformas e para vários suportes tecnológicos. Pode usar Opera em computadores Mac, PC e Linux. Além destes suportes mais populares e exigentes o Opera está presente em smartphones, PDAs e consolas.