Há dias que exageramos na utilização do nosso computador, principalmente porque agora estamos permanentemente ligados à Internet. Claro que este exemplo é pessoal, falo da minha experiência pessoal, da utilização intensiva da web. Recentemente e após algumas queixas ao oftalmologista, este aconselhou paragens periódicas a cada 45 minutos de utilização do computador, para bem dos meu olhos obviamente. Comecei a pensar como iria controlar esse tempo de utilização se em frente ao computador perco a noção do tempo!
Comecei a procurar aplicações que me alertassem a cada 45 minutos, libertando-me da escrava tarefa de olhar para o relógio.
Encontrei vários, até cheguei a experimentar alguns “timmers” mas nada estava a ser interessante e de utilização despreocupada, até que encontrei o OnlineEye.
Esta ferramenta é muito simples de parametrizar: tem 3 áreas de aviso e acção.
- Message Warning – Aqui o utilizador poderá definir o intervalo de tempo para que findo esse tempo a aplicação emita uma mensagem ou um aviso.
- Shutdown – Esta função serve para vários fins, mas neste caso permite que findo o intervalo de tempo por nós colocado, a máquina entre em encerramento, em hibernação ou seja reiniciada.
- Online Connection – Nesta secção da aplicação, o utilizador poderá dar ordens para ligar e desligar o acesso à Internet, escolhendo o método de ligação associado à nossa máquina.
- Online Information – Este campo basicamente informa-nos qual o IP utilizado para a ligação à nossa rede.
Depois e se reparar no cimo de cada janela, verá o tempo que está online. essa informação é muito interessante se a pretendemos dominar. A aplicação pode arrancar com o Windows, fica colocada discretamente na barra de tarefas e permite com o botão direito do rato activar as opções.
Ainda não é a aplicação que pretendo para o meu “intervalo de descanso”, mas achei interessante a ideia desta ferramenta.