Uma das grandes inovações que o Firefox “trouxe” (popularizou) para os nossos PC’s foi o conceito de Tabs (separadores). De tal modo foi inovador que depressa todos os browser passaram a ter essa funcionalidade.
O facto de podermos ter as diferentes páginas Web todas arrumadas numa aplicação e num local apenas veio alterar, para melhor no meu entender, a forma de trabalharmos e de navegarmos na Internet.
Mas e que tal alargar essa funcionalidade a outras aplicações? Pois hoje é a vez do Office da Microsoft.
O OfficeTabs vem então implementar de forma identica ao que já é usado nos browser’s. Passamos a ter apenas uma janela de Excel, Word ou Power Point e ai dentro os diversos documentos arrumados de forma simples e limpa.
Munido de uma completa zona de configuração onde podemos definir diversos parâmetros que podemos alterar para o ajustarmos à nossa vontade.
De salientar os seguintes parâmetros ajustáveis (e a cada uma das 3 aplicações de forma distinta):
- Activar o OfficeTabs
- Tamanho da tab
- Aparência (forma da tab com base num conjunto de 11 prédefinidas)
- Cores a usar nas tabs
- Posição da tab na janela da aplicação
Depois de instalada a aplicação deve ser feita uma configuração para que fique ao nosso gosto.
A partir desse momento e sempre que abrirmos um novo documento ou quando criarmos um novo, ele passa a estar disponível na barra de tabs para que possamos navegar comodamente entre os diferentes documentos abertos. Infelizmente ainda não se consegue ter todos os diferentes tipos documentos integrados numa aplicação única pelo que cada tipologia junta-se aos seus “familiares”!
Refira-se que esta aplicação integra-se perfeitamente com o Office 2007 e com o 2003, pelo que consegue abranger a maioria das instalações existentes.
O OfficeTabs no meu PC veio para ficar, nem que seja para ter a casa arrumada e ter a barra de tarefas minimamente desocupada!
Apenas uma nota, se alguém conseguir entender o que quer que seja do site ajude os restantes. É que Japonês (parece-me) não é o nosso forte!
Artigos relacionados:
- Aplicações Google agora também em offline
- OffiSync – Editar Google Docs no seu Office
- Microsoft Office Live Workspace (Beta)