A Microsoft lançou há algum tempo o Service Pack 2 do Office 2007. Provavelmente foi o pacote de actualizações mais importante que esta suite de produtividade recebeu. Além de várias melhorias nas suas ferramentas, o Office recebeu a compatibilidade para os ficheiros gerados no Open Office, abrindo assim uma nova e útil interoperabilidade entre estas duas suites muito utilizadas.
Mas como os 290 megas do SP2 têm de ser descarregas e instalados sobre o Office já instalado, pode tornár-se tarefa aborrecida e morosa, quando o cenário são vários computadores a instalar ou actualizar.
Para ajudar nessa tarefa, deixo aqui uma aplicação que integra no DVD de instalação o Service Pack 2 do Office. Confortavelmente, depois é só instalar uma única vez.
Existem processo alternativos, mais demorados, embora sejam também eles simples, aliás, já no passado com outros SP ensinamos a integrar manualmente, mas para este decidi usar uma ferramenta especifica que automatiza o processo.
- Começamos por descarregar daqui o Service Pack 2 para o Office 2007.
- Recolha agora daqui a aplicação Office Integrator.
- Insira o DVD do Office 2007 na drive óptica.
Feitos estes passos e partindo do principio que já tem em seu poder o SP2 do Office, vamos abrir a aplicação recolhida:
Logo no primeiro separador e ponto 1 da imagem, começamos por escolher qual a versão do Office que vamos actualizar, nesta caso no Current Office Version escolhemos a 2007.
Agora, vamos carregar o executável do Office que se encontra no DVD que inseriu na drive óptica. Não necessitará de descarregar todo o conteúdo do DVD para o seu disco, é menos uma carga de trabalhos que tem, todo o processo será encadeado a partir da drive.
De seguida e conforme aponta o número 3 do info-grafismo acima, escolhemos o local onde vai ser criado o Office com o SP2 integrado. Pode ir ao ambiente de trabalho e abra uma pasta nova com o nome: Office2007SP2. Será essa pasta com o respectivo caminho que deverá figurar na opção 3.
Agora vamos ao segundo separador da aplicação, o que diz Service PK. No botão Options escolhemos a opção Add to Lista. Procure o local onde descarregou o Service Pack2 do Office 2007 e faça Abrir.
Voltamos ao primeiro separador da aplicação e temos os campos necessários preenchidos, vamos agora clicar no botão Integrate.
A ferramentas demorará uns breves minutos a integrar e a copiar todo o conteúdo do DVD original para a pasta que criou, ficando nessa pasta o sistema pronto.
Um minuto e vinte e sete segundos, foi o tempo que demorou o processo. Este tempo varia de computador para computador, dependendo do tempo de acessos ao DVD e velocidade da máquina, na verdade o Office origial pesava pouco mais de 500 megas e agora com o SP2 pesa pouco mais de 900 megas.
A aplicação pode ser usada também entre várias actualizações, isto é, se quiser ter sempre uma versão actualizada com os mais recentes updates do Office, pode usar os separadores seguintes para fazer essa actualização.
Pessoalmente extraí o meu Office 2007 num disco rígido e vou actualizando a versão original com este processo, o que me demora apenas segundos. Também pode incluir a chave de validação neste processo assim como preferências suas de instalação, fazendo com que o ficheiro executável final, deixe posteriormente nas instalações de as solicitar.
Por fim, deixo também a sugestão de criar um ISO, opção muito utilizada para instalações em série.