O rato é talvez um dos melhores periféricos de computador alguma vez inventados. Com ele conseguimos “navegar” no nosso Ambiente de Trabalho e entre janelas de forma simples, bastando levar o cursor para o ponto desejado. A sua massificação veio quando a Apple lançou o Apple Macintosh, mas desde 1981 que ele estava disponível, no Xerox 8010 Star Information System.
Num dia de trabalho intenso andamos com ele para trás e para a frente num frenesim de cliques e de scrolls. Mas faz ideia das distâncias que percorre com o seu rato? Pois o OdoPlus sabe dizer isso e muitos outros parâmetros sobre a utilização do seu rato.
O Odoplus é o odómetro do seu rato, com ele consegue saber as qual o grau de utilização do seu rato. Vai desta forma ter a hipótese de saber o que tem andado a fazer com o seu rato.
A informação disponibilizada sobre a utilização do seu rato é a seguinte:
- Metros percorridos
- Pixeis percorridos
- Cliques dos botões do rato
- Esquerdo
- Direito
- Central
- botão de scroll (utilização
Na interface principal é ainda mostrada uma distribuição dos cliques pelo Ambiente de Trabalho, com uma indicação cromática consoante o número de cliques aplicados em cada local.
Outra característica útil do OdoPlus é a capacidade de nos mostrar no Ambiente de Trabalho a distribuição de cliques. Desta forma conseguimos ter uma percepção real das zonas de maior utilização da nossa área de trabalho.
As configurações disponíveis são apenas relacionadas com a área do nosso Ambiente de Trabalho. Mas como o OdoPlus tem um método de detecção automática não nos precisamos de preocupar com estas definições.
Testem esta ferramenta para que possam ter a percepção da distância e cliques que o vosso rato está sujeito. Verifiquem depois que têm em mãos uns verdadeiros maratonistas.