Pplware

NTPWEdit – Alterar passwords do Windows

Um dos maiores problemas para quem faz a manutenção de um parque de máquinas é quando os utilizadores se lembram de mudar as palavras passe dos diferentes users de sistema e depois não se recordam quais definiram. Com uma simples alteração conseguem bloquear uma máquina e obrigar uma reinstalação ou um processo de recuperação moroso e o complicado.

Felizmente existem softwares como o NTPWEdit, que de forma simples permitem que se alterem novamente as palavras-chave. Basta que consigamos acesso ao equipamento e aos ficheiros de sistema.

O NTPWEdit permite que, com acesso ao ficheiro SAM, as palavras-chave dos diferentes utilizadores sejam alteradas para as que pretenderem. Este ficheiro está localizado na pasta Windows em C:\WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG\e contem os usernames e as passwords destes. É portanto necessário acesso a esse ficheiro para que seja alterado com os novos dados.

Como o Windows, numa utilização normal bloqueia o acesso a este ficheiro, o NTPWEdit não pode ser utilizado para mudar palavras-chave numa sessão de Windows activa. Logo, apenas pode ser utilizado numa instalação de Windows que não esteja em uso.

A sua forma de utilização é extremamente simples, mas antes têm de passar pelo processo de acesso ao ficheiro SAM do Windows que pretendem alterar. Esse acesso pode ser realizado de diversas maneiras:

Depois de acederem ao ficheiro devem copiá-lo para o Windows onde estão a executar o NTPWEdit e naveguem para a localização do ficheiro SAM. Ao abrirem esse ficheiro serão mostrados os utilizadores existentes na instalação de Windows de onde provêm esse ficheiro.

Seleccionem o utilizador que pretendem alterar e seleccionem a opção Change password. Alterem a password para a pretendida e gravem as alterações. Para terminarem esse processo só têm de voltar a colocar o ficheiro SAM no mesmo lugar de onde ele é originário e voltar a arrancar o Windows para que as alterações que efectuaram estejam disponíveis.

Não é um processo acessível a todos os utilizadores e provavelmente pouco prático, mas é de certeza mais simpático que através da utilização de ferramentas bem mais complexas ou que uma reinstalação do sistema operativo.

Por ser completamente portátil esta ferramenta merece lugar de destaque na lista de aplicações a ter na vossa caixa (pasta ou pen) de primeiros socorros. Uma nota, esta ferramenta não faz a recuperação de palavras-chave e nem consegue alterar passwords que estejam alojadas numa AD (Active Directory).

Esperamos que não tenham de efectuar este tipo de procedimentos ou alterações, mas se o tiverem de fazer garantam que estão munidos com o NTPWEdit!


Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7
Download: NTPWEdit 0.3 [60.55KB]
Homepage: NTPWEdit

Exit mobile version