Há dias conversava com um colega que tem uma máquina igual ao meu Vaio. Ele queixava-se do desempenho da máquina no Windows 7, retratava uma série de problemas que eu não tinha de forma alguma encontrado desde que instalei pela primeira vez o Windows 7, ainda em fase embrionária do novo Windows. Sugeri que comparássemos o desempenho dos dispositivos para ver no hardware onde poderia estar a diferença. Para tal, ele sugeriu que usássemos uma ferramenta que ele conhecia, o NovaBench.
Pessoalmente não conhecia, ia sugerir algo mais rebuscado, eu ia sugerir o Fresh Diagnose. Mas aceitei a sugestão, descarreguei a aplicação e instalei.
Depois de instalada e aberta, carregamos no botão Start Benchmark Test. A aplicação, como tinha outras aplicações abertas, sugeriu que a encerrasse para um desempenho mais fidedigno.
A aplicação começa por testar os principais componentes da máquina. Demorou uns 2 minutos aproximadamente, onde foram testados os seguintes aspectos:
- Floating Point Test – Testes de velocidade aritmética virgula flutuante ao CPU
- Integer Test – Testes de velocidade aritmética integer ao CPU
- MD5 Hashing Speed – Teste geral ao CPU
- 3D Graphics Test – Teste ao GPU recorrendo a uma cena gráfica com pesados elementos gráficos 3D
- RAM Speed – Testes de leitura e escrita à RAM
- Disk Write Speed – Testes de velocidade de escrita ao disco rígido primário
Após os testes, a aplicação apresentou um relatório dos resultados e permitiu que os comparasse online.
Além de os comparar, permite partilhar com a comunidade que utiliza este serviço, podendo estabelecer um padrão comportamental, detectando eventualmente problemas de desempenho residentes em determinados dispositivos. No caso do meu colega, os valores da memória RAM estavam bem diferentes dos meus, certamente teria problemas na memória do seu computador.