Os editores de texto são muitas vezes umas das principais ferramentas de desenvolvimento para quem usa o computador para o seu trabalho. Devem por isso ser ferramentas com capacidades bem mais sólidas que as que os editores que acompanham esses sistemas operativos disponibilizam.
Existem muitos editores de texto disponíveis para o Windows, mas poucos conseguem suplantar as funcionalidades que o Notepad++ tem à vossa disposição. Este grande editor atingiu agora a versão 6 e mostra-se cada vez mais capaz.
Este editor de texto tem todas as características para ser o eleito de muitos de vós, se não o é já. Para além de uma interface bem construída e de simples utilização, consegue dar a todos os que programam o acesso a mais de 40 sintaxes de programação.
Fica assim facilitada a tarefa de programar na vossa linguagem preferida e com a certeza de estarem a usar as funções correctas e que não cometem erros básicos.
A juntar a esta capacidade podem encontrar ainda um sistema de plugins que vão facilitar ainda mais a vida de quem utiliza o Notepad++. Os plugins podem ser adicionados, actualizados ou removidos dentro da própria interface do Notepad++ para que tenham uma ainda maior integração.
Com a instalação de raiz, e para que o Notepad++ não seja muito pesado, apenas alguns plugins são instalados. Esses são os plugins que são considerados essenciais e os que nativamente são entendidos como os que devem acompanhar o Notepad++. Essa lista é a seguinte:
- Spell Checker
- NppFTP
- NppExport
- Plugin Manager
- Converter
As excelentes capacidades do Notepad++ devem-se ao facto de ter sido desenvolvido sobre o Scintilla. Este poderoso componente de edição serviu de base à criação do Notepad++, tendo este sido posteriormente desenvolvido em C++ e com recurso à API Win32, de forma nativa.
Claro que a maioria de todos conhecem o Notepad++ e as suas capacidades. Trata de ficheiros de forma extremamente rápida, permite que tenham abertos vários ficheiros (em separadores), faz uso de expressões regulares e tem suporte para drag and drop de ficheiros para a sua interface.
Mantêm as vossas sessões mesmo após o seu fecho para que acedam rapidamente aos ficheiros que tinham aberto anteriormente e assim recomecem a trabalhar de forma ainda mais rápida.
Estas são apenas algumas das suas capacidades mais básicas, mas explorem-no de forma intensiva e vão com certeza encontrar outras que vão fazer do Notepad++ a vossa ferramenta favorita. Complementem-no com os plugins certos e vão de certeza usá-la sempre, as formas mais únicas.
Esta nova versão do Notepad++, a 6, traz algumas novidades interessantes. Em primeiro lugar foi adicionado o suporte para PCRE (Perl Compatible Regular Expressions), foi adicionado o Document Map, para verem bem qual o vosso texto na estrutura do documento e por fim foi melhorada a performance geral do carregamento de ficheiros maiores.
Podem actualizar o vosso Notepad++ directamente da sua interface ou através da instalação directa dos links fornecidos abaixo. Dos testes que fizemos apenas conseguimos essa actualização pelos links do site do Notepad++.
Pode ser usado de forma portátil ou de instalado no vosso computador. Existe ainda uma outra versão, minimalista, que vem desprovida de alguns extras que podem ser considerados desnecessários. Falamos de temas, plugins e do actualizador.
Se não conhecem o Notepad++, algo difícil se são nossos leitores, esta é uma excelente oportunidade para testarem um dos melhores editores de texto disponível para o Windows.